retaliação
Rússia cortará fornecimento de gás natural à Finlândia neste sábado
Nesta semana, a Finlândia se juntou à Suécia e formalizou o pedido de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)
Do Estadão Conteúdo
A Rússia cortará o fornecimento de gás natural à Finlândia a partir deste sábado (21) à 1h (pelo horário de Brasília), informou a operadora de energia finlandesa Gasum nesta sexta-feira, 20. A interrupção é uma resposta à recusa da empresa em realizar os pagamentos dos contratos por meio de rublos, em meio a sanções ocidentais contra Moscou pela invasão da Ucrânia.
De acordo com a companhia, a medida não terá impacto na operação das estações de gás do país, que pretende substituir a oferta cortada por outras fontes.
"Estamos nos preparando cuidadosamente para essa situação e, desde que não haja interrupções na rede de transporte de gás, poderemos fornecer gás a todos os nossos clientes nos próximos meses", disse o CEO da Gasum, Mika Wiljanen.
Nesta semana, a Finlândia se juntou à Suécia e formalizou o pedido de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em uma decisão que rompeu décadas de neutralidade militar. O Kremlin prometeu tomar medidas retaliatórias.