diplomacia

Pelosi visita Taiwan sob protestos da China: "honra o compromisso inabalável dos Estados Unidos"

Pelosi é a mais alta autoridade eleita dos EUA a visitar Taiwan em 25 anos

Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 02/08/2022 às 12:37 | Atualizado em 02/08/2022 às 12:48
EXPECTATIVA Avião de Pelosi chegou em Taipé sem passar por rota de sobrevoo pelo Mar do Sul da China - Sam Yeh / AFP

Da AFP

A presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse nesta terça-feira (2) ao chegar a Taiwan que sua controversa visita demonstra o forte compromisso de Washington com a ilha autogovernada, que a China vê como parte de seu território.

"A visita de nossa delegação do Congresso a Taiwan honra o compromisso inabalável dos Estados Unidos em apoiar a vibrante democracia de Taiwan", disse a mais importante legisladora americana em uma declaração momentos após o pouso de seu avião.

Pelosi, a mais alta autoridade eleita dos EUA a visitar Taiwan em 25 anos, afirmou que sua viagem "de forma alguma" contradiz a política oficial dos EUA, que reconhece "uma China" e não reconhece oficialmente Taiwan como um Estado independente.

China reage à visita

A China classificou nesta terça-feira (2) as ações dos Estados Unidos em Taiwan como "extremamente perigosas", depois que a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, chegou à ilha para uma visita que inflamou as tensões entre as superpotências.

"Os Estados Unidos... constantemente distorcem, obscurecem e esvaziam a política de 'Uma China'", disse o Ministério das Relações Exteriores de Pequim em comunicado após o avião de Pelosi aterrissar em Taiwan.

"Esses movimentos, como brincar com fogo, são extremamente perigosos. Aqueles que brincam com fogo perecerão com isso".

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS