Com informações da AFP
Nascida Elizabeth Alexandra Mary, em Londres, no dia 21 de abril de 1926, Elizabeth casou aos 21 anos com seu primo distante Philip Mountbatten. A rainha teve quatro filhos: Charles, nascido em 1948; Anne, nascida em 1950; Andrew, em 1960; e Edward em 1964, que lhe deram oito netos e 12 bisnetos.
Apelidada de princesa rebelde, Margaret, irmã mais nova de Elizabeth II, abalou as tradições e convenções impostas anos antes pela família real, que a impediam de viver seu grande amor.
Margaret se casou com Antony Armstrong-Jones, um fotógrafo de moda e cinema um tanto boêmio, em 1960, depois de ser forçada a desistir de seu relacionamento com o militar divorciado Peter Townsend. O casal Margaret/Towsend se divorciou em 1978, após o enésimo escândalo causado por traições.
Como Elizabeth se tornou rainha
Quando criança, Elizabeth se tornou princesa de Gales e herdeira do trono quando, priorizando o amor sobre o dever, seu tio, o rei Edward VIII, causou um verdadeiro terremoto ao abdicar em 1936. Ele o fez após apenas 326 dias de reinado, para se casar com Wallis Simpson, uma plebeia americana duas vezes divorciada, rejeitada pela Igreja Anglicana.
Como consequência, o antigo soberano foi repudiado e substituído por seu irmão, o rei George VI, pai de Elizabeth, que assim viu seu destino truncado para sempre por esta crise.