ARTIGO

Programa Clarear ajuda a arrecadar contribuições para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

Instituições como ABCC, Movimento Pró-Criança, OAF e Pastoral da Criança mantêm uma parceria com a Neoenergia para arrecadar as contribuições autorizadas pelos seus usurários, na conta de energia. Leia o artigo de Paulo José Barbosa

Cadastrado por

PAULO JOSÉ BARBOSA

Publicado em 20/11/2021 às 6:07 | Atualizado em 23/11/2021 às 2:57
Trio de violino se apresenta no lançamento do Programa Clarear, no Recife - José Domingos/Divulgação

De acordo com CAF WORD GIVING INDEX, publicação patrocinada pela CAF-Charities Aid Foundation e divulgada no Brasil pelo IDIS - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, onde são indicados dados sobre o sistema de Doações em muitos países, incluindo o Brasil. Tais dados são oriundos de pesquisa realizada pelo Instituto Gallup, desde 2009.

São mais de 1,3 milhões de pessoas entrevistadas em 140 países ao longo de 10 anos com resultados relativos ao período de 2009 a 2018 e publicados em 15/10/2019. A CAF é uma instituição britânica criada há mais de 90 anos, com a missão de motivar a sociedade a doar de forma mais eficiente, ajudando a transformar vidas e comunidades em todo mundo. Enquanto o IDIS é uma instituição brasileira de apoio técnico ao investimento social privado, sediada em São Paulo.

Os resultados da pesquisa, levam a um Ranking de Solidariedade Mundial, baseado em três indicadores: Ajuda a um desconhecido; Contribuições financeiras a organizações da sociedade civil e Doações de tempo (voluntariado) para algumas organizações. Tais dados, coletados e tratados, representam uma "Cultura de Doação" da sociedade mundial, na década acima considerada.

Os países que permaneceram nas primeiras posições, entre os dez (10) com maior solidariedade, são: EUA, Mianmar e Nova Zelândia. Enquanto os que se apresentaram menos solidários são: Rússia, Croácia e Montenegro. Com relação aos índices dos Indicadores, destacam-se: Ajuda a um Desconhecido, Libéria, Doação em dinheiro, Mianmar e Doação de Tempo/Voluntariado, Sri Lanka. A posição do Brasil entre os 140 países, na média da década, está em 74, equivalente a 28% da população, com relação aos indicadores: Ajuda a um Desconhecido 46%, Doação em dinheiro 22% e Doação de tempo (Voluntariado) 15% da população envolvida.

Em Pernambuco, algumas instituições que ajudam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, como: ABCC, MOVIMENTO PRÓ-CRIANÇA, OAF e PASTORAL DA CRIANÇA, há 17 anos mantêm uma parceria com a Companhia de Energia do Estado (Neoenergia Pernambuco) para arrecadar as contribuições autorizadas pelos seus usurários, na conta de energia, através de um Programa denominado CLAREAR. Já são mais de 500 mil contribuintes atendidos anualmente e cerca de 20 mil beneficiários. No momento estão sendo desenvolvidos esforços, através de Campanha publicitária, visando à ampliação do referido Programa.

Paulo José Barbosa, presidente do Movimento Pró-Criança

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS