A agência do Banco Itaú, em Casa Amarela, no Recife, está fechada desde a última quinta-feira (19) devido um caso suspeito de coronavírus. A funcionária do banco, que apresentou sintomas da covid-19, já realizou o teste e aguarda o resultado em quarentena. Desde então, todos os funcionários da agência também estão em isolamento.
>> Coronavírus: Pernambuco anuncia 1º caso de "cura clínica" em mulher que foi infectada
>> Sobe para 904 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil
O banco Itaú não emitiu comunicado oficial ao Sindicato dos Bancários de Pernambuco sobre a situação. Nessa quinta-feira (19) o Sindicato dos Bancários de Pernambuco solicitou o fechamento dos bancos em Pernambuco, mas não recebeu retorno do Governo do Estado até o momento.
Nesta sexta-feira (20) foi anunciado, em coletiva de imprensa, a primeira ‘cura clínica’ de um caso de covid-19 em Pernambuco. Trata-se de uma mulher de 66 anos, que foi infectada pelo novo coronavírus na Europa e está em condições de alta. Outros nove pacientes permanecem internados, todos estáveis. A paciente, que, ao lado do marido, foi a primeira diagnosticada com a covid-19 em Pernambuco, teve cura clínica constatada nesta sexta-feira (20). Ela estava internada no Real Hospital Português (RHP). No total, o Estado já tem 31 casos confirmados da doença, três casos a mais em 24h.
Nessa quinta-feira (19), o governador do Estado, Paulo Câmara, decretou que shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia devem fechar a partir do próximo sábado (21). Nesta sexta (20), o decreto foi endurecido. Todo o comércio, serviços e construção civil também fecharão, porém a partir do próximo domingo (22). Apenas supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás ficam abertos.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.