Moradores do Sítio Histórico de Olinda reclamaram nas redes sociais, nesta sexta-feira (20), da circulação de turistas nas ladeiras da cidade, mesmo com todas as medidas de contingência do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Olinda.
>> Sobe para 904 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil
>> Pernambuco tem 31 casos confirmados de coronavírus
>> Coronavírus: Pernambuco anuncia 1º caso de cura em mulher que foi infectada
"O comércio local já amarga varias perdas, mas aqui no Sítio Histórico de Olinda, onde boa parte da população é idosa e, portanto, de risco mais elevado, a Luck Viagens segue trazendo grupos de turistas aglomerados pelas ladeiras", diz um morador no Facebook.
A empresa, Luck Receptivo, havia informado nas redes sociais que iria suspender a operação dos passeios a partir deste sábado (21) e que cumpriria com os serviços vendidos até está sexta. "Apesar de ser uma decisão difícil, acreditamos como grupo que está é a decisão mais sensata para que possamos retornar o mais breve possível para mostrar o melhor que cada um dos nossos destinos tem a oferecer", diz a postagem.
O Jornal do Commercio entrou em contato com a empresa, que afirmou que a decisão de cancelar as operações a partir desta sexta foi tomada antes do decreto do Governo do Estado de fechar todos os bares e restaurantes, nessa quinta-feira (19). "Tomamos todo o cuidado necessário para garantirmos a saúde e proteção dos nossos clientes. Como todas operadoras de turismo mantivemos as operações até esta sexta e no sábado continuaremos apenas com os traslados”, informou uma funcionária da empresa.
Nessa quinta-feira (19), o governador do Estado, Paulo Câmara, decretou que shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia devem fechar a partir do próximo sábado (21). Nesta sexta (20), o decreto foi endurecido. Todo o comércio, serviços e construção civil também fecharão, porém a partir do próximo domingo (22). Apenas supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás ficam abertos.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.