O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anunciou medidas mais restritivas para a cidade, numa coletiva de imprensa que aconteceu nesta segunda-feira (23), na sede da prefeitura do município, para a contenção da pandemia do novo coronavírus. Lá, o primeiro caso da covid-19 foi confirmado nesta segunda. Outros 14 casos estão em monitoramento. Entre as medidas restritivas anunciadas por Coelho estão a suspensão do São João de Petrolina e a diminuição da frota de ônibus. As medidas começam a valer a partir desta terça-feira (24).
>> "Todos nós temos que colaborar", diz João Carlos Paes Mendonça sobre pandemia de coronavírus
>> Número de casos confirmados de coronavírus no mundo ultrapassa os 330 mil
>> Brasil tem 1.891 casos confirmados do novo coronavírus e 34 mortes
>> Coronavírus: Veja o que pode funcionar no comércio de Pernambuco
>> Coronavírus: 87,5% dos pacientes internados em Pernambuco estão em hospital privado
Além das medidas restritivas e econômicas, Miguel Coelho anunciou a publicação do termo de compromisso para as pessoas que desejam ser voluntárias para auxiliar no combate à pandemia do novo coronavírus. O termo vai ser disponibilizado em breve, no site da Prefeitura de Petrolina. Miguel também pediu para a população doar sangue para o Hemope. "É óbvio que o foco está todo direcionado para esse problema do coronavírus, mas todas as outras doenças continuam existindo aqui em Petrolina, então a gente precisa continuar ajudando os bancos de sangue, que sofreram uma grave queda na sua arrecadação por conta do receio das pessoas de irem, mas é totalmente seguro e 100% limpo", afirmou.
Ainda na coletiva, o prefeito destacou a importância das medidas adotadas pelo Governo do Estado, como, por exemplo, a proibição de reuniões com mais de 10 pessoas e circulação de mototaxistas. "É para o bem comum, para o bem da sociedade", disse.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.