Estão abertas as inscrições para a seleção pública de profissionais para a Secretaria Estadual de Saúde (SES), anunciada pelo governo de Pernambuco para conter o avanço do novo coronavírus (covid-19) no Estado. São oferecidas 2.077 vagas para profissionais dos níveis médio e superior, com salários que podem chegar a R$ 7.514,74. As inscrições podem ser feitas na internet até a próxima sexta-feira (27).
No momento da inscrição, os candidatos devem enviar cópias de documentos como RG, CPF, comprovante de residência, documento de comprovação de requisito para a função. No caso dos homens, deve ser enviada também uma cópia do certificado de dispensa do serviço militar obrigatório.
» Governo de Pernambuco proíbe eventos com mais de 10 pessoas e mototáxis para frear coronavírus
» 87,5% dos pacientes internados com coronavírus em Pernambuco estão em hospital privado
A seleção contará com apenas uma etapa de caráter classificatório e eliminatório, que consiste na avaliação curricular dos candidatos. A previsão é de que o resultado final seja divulgado no dia 3 de abril de 2020.
O edital da seleção destina 160 vagas para médicos, 595 para profissionais de nível superior e 1.322 para nível médio, que atuarão em unidades da I Geres (sede no Recife), IV Geres (Caruaru), V Geres (Garanhuns) e VII Geres (Salgueiro), além da Central de Regulação do Recife.
Na noite dessa segunda-feira (23), Pernambuco contabilizou 42 casos confirmados da doença. Até o momento não há nenhum óbito relacionado à covid-19 no Estado. Os pacientes vivem nas cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Belo Jardim, Caruaru e Petrolina
Dos 42 infectados, 31 estão em isolamento domiciliar, oito estão internados e três apresentaram cura clínica. No Brasil, são mais de 1.891 casos confirmados, de acordo com o boletim do Ministério da Saúde desta segunda.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95. Confira o mapa de casos: