Diante da pandemia de coronavírus, cada pessoa ajuda como pode. Os reeducandos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, vão começar a produzir, a partir desta sexta-feira (27), máscaras para serem utilizadas na prevenção do coronavírus. Cerca de 300 quilos de acetato foram doados por um empresário local à unidade prisional.
>> Navio retido por causa do coronavírus deixa Porto do Recife
>> Sobe para três o número de mortes pelo novo coronavírus em Pernambuco
>> Governadores defendem unidade e expõem distanciamento com governo Bolsonaro
O Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, define a iniciativa como essencial no processo ressocializador. “Contribuir com a população, direta ou indiretamente, em um momento como este que estamos atravessando é nobre para qualquer cidadão. A ideia é ampliar a atuação para outras unidades prisionais e, assim, ajudar cada vez mais a sociedade com a mão de obra carcerária” relata.
A gerência prisional reservou um local para a confecção do material, onde dez reeducandos trabalharão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e produzirão mil unidades que serão doadas aos profissionais de saúde dos hospitais Regional do Agreste e Mestre Vitalino, Fusam/Caruaru e à UPAE (Unidade de Pronto Atendimento do Estado).
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.