Coronavírus: campanha de vacinação contra a gripe é retomada no Recife no sistema drive-thru para evitar aglomeração de pessoas

A imunização de idosos e profissionais de saúde, que teve início na última segunda-feira (23), havia sido interrompida, depois que as 130 mil doses destinadas ao município foram administradas
Cássio Oliveira
Mayra Cavalcanti
Publicado em 27/03/2020 às 10:54
FOTO: WELINGTON LIMA/JC IMAGEM DATA: 27.03.2020 ASSUNTO: Vacinação. No Recife, idosos contam com o esquema drive thru de vacinação contra a gripe. Posto itinerante foi montado na área externa do RioMar Shopping. Foto: WELINGTON LIMA/JC IMAGEM


Com o acréscimo de 46 mil doses, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe no Recife foi retomada nesta sexta-feira (27). A imunização de idosos e profissionais de saúde, que teve início na última segunda-feira (23), havia sido interrompida, depois que as 130 mil doses destinadas ao município foram administradas. Neste retorno da campanha, a vacinação de idosos está sendo feita em dois pontos da cidade nesta sexta, no modelo drive-thru, mas as pessoas que não têm veículos também podem se vacinar. Os locais são o Parque da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, e no RioMar Shopping, no bairro do Pina, Zona Sul.

O armador de móveis Sérgio Pinto, de 61 anos, por exemplo, foi andando ao RioMar Shopping para fazer sua vacinação. "Eu estive na Igreja do Pina ontem, num posto, na UPA da Imbiribeira e não consegui em lugar nenhum. Mas como eu vi na imprensa hoje cedo, decidi vir. Como vim andando, eu decidi sair primeiro de casa para ver se realmente estava e agora vou ligar para minha esposa vir, ela tem 65 anos", conta. Os dois pontos montados, para evitar a aglomeração de pessoas, ocorreram em uma parceria entre a Prefeitura do Recife, o Grupo JCPM e o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE).

Na cidade, a vacinação acontece das 9h às 17h. Para os profissionais de saúde, a imunização segue sendo feita nas unidades de saúde do Recife. Apenas entre a última segunda (23) e quarta-feira (25), mais de 50% das pessoas que deveriam ser vacinadas, nos 18 dias da primeira fase da campanha, foram imunizadas. "Isso não é comum. Inclusive, nas outras campanhas, demorava muito para bater a meta dos idosos, porque tinha uma resistência deles se vacinarem. Por causa da demanda do novo coronavírus, as pessoas estão procurando de forma até demasiada. Uma coisa que reforçamos é que, começou na segunda, mas vai até o dia 15 de abril. Vamos ter vacinas para este grupo até esta data", garantiu Ana Sofia Costa, diretora-executiva de Atenção Básica à Saúde do Recife.

Segundo a Prefeitura, a vacinação nas escolas e creches municipais, que somavam mais de 40 pontos volantes de vacinação, foi suspensa apenas nesta sexta-feira, devido à entrega dos kits de alimentação para as famílias dos alunos da rede municipal de ensino, que estão com as aulas suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus. Na segunda-feira (30), a vacinação para os idosos volta a acontecer nestes locais. Ana Sofia reforça que a imunização nos dois pontos de drive-thru pode ser feita em qualquer idoso, esteja ele de carro, bicicleta, ônibus ou a pé.

A diretora-executiva explica que as doses das vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde, e que a previsão é de que na próxima semana chegue uma nova remessa. "Nós recebemos estas 46 mil doses na noite de ontem. Não vamos estocar vacina, todas serão fornecidas para imunizar público-alvo. Na próxima semana retornamos com os postos volantes. É importante reforçar que o idoso deve permanecer em casa. Ele deve sair especificamente para se vacinar e, em seguida, volta para casa", comenta.

O aposentado Daniel Santos, de 64 anos, aproveitou a retomada da vacinação para se imunizar contra a gripe, juntamente com sua esposa. "Eu já tinha ido em uns quatro lugares e não encontrei. Hoje fiquei sabendo que aqui tinha e viemos. Estamos ficando em casa, só saímos se houver necessidade, para comprar alguma coisa. Achei muito prático (o drive-thru), poderia ser assim em outras campanhas", comentou.

O servidor público Dimmy Ponciano, de 63 anos, disse que sua família está seguindo as recomendações de ficar em casa. "Eu estou trabalhando em home office e minha esposa é professora. Estamos usando álcool em gel, fazendo a higienização das mãos, seguindo todas as recomendações. Não estamos vendo nossos netos, somente pelo celular", completou.

Próximas etapas da vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi dividida em três etapas, incluindo, este ano, as pessoas com deficiência e os adultos a partir de 55 anos entre os grupos prioritários. A primeira fase teve início na segunda-feira (23) e segue até o dia 15 de abril. Já no dia 16 de abril, começa a segunda fase, para professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A última etapa segue de 9 a 23 de maio, quando serão imunizadas crianças de 6 meses a cinco anos, gestantes, puérperas, adolescentes, jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiências e adultos entre 55 e 59 anos.

A evolução dos casos de coronavírus no Brasil

TAGS
coronavírus covid-19 vacinação
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory