O Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro, na Região Metropolitana do Recife, é um dos locais referência no atendimento as pessoas diagnosticadas com covid-19 em Pernambuco. Para melhorar a qualidade de vida de todos os profissionais do hospital durante a pandemia, surgiu a campanha "Com vida HUOC".
>> Jeep vai construir hospital com 100 leitos em Goiana para ajudar no tratamento da Covid-19
>> Opas considera prudente manter restrições por coronavírus por até três meses
>> Pernambuco e mais dois estados receberão 14 toneladas de EPIs, álcool em gel e medicamentos
O projeto tem como lema cuidar de quem cuida. Segundo a fonoaudióloga Helena Pinto, que trabalha há 25 anos no Oswaldo, a campanha arrecada lanches para quem está trabalhando no hospital, desde portaria até a equipe de saúde. "Todos os pavilhões que foram destinados ao tratamento do novo coronavírus, estão isolados. A dinâmica de funcionamento do hospital mudou com a covid-19. As lanchonetes não são mais acessadas pelos funcionários, já que eles não podem sair desses pavilhões. Pensando nisso, levamos os lanches, diariamente, até eles", explicou.
Segundo ela, a ação distribui cerca de 300 lanches por dia. No entanto, ainda há setores que não recebem, devido a escassez de doações. No Instagram do projeto há todas as informações para fazer as doações.
"Foi uma semana desafiadora, mas cheia de resultados! O olhar dos profissionais quando percebem que estão sendo cuidados, é um olhar de gratidão imensa", relata uma das publicações na rede social do projeto.
Além dos lanches, uma das ações do projeto é dar notícias aos familiares dos pacientes que estão internados. "Colocamos celulares nas UTIs para que os médicos dessem informações diárias aos familiares". Além de tranquilizar as famílias, a ação fez com que diminuísse o fluxo de pessoas no hospital.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Tele informações
Casos de coronavírus no Brasil
Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus
O que é coronavírus?
Como prevenir o coronavírus?
Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada