O Sindicato de Policias Civis de Pernambuco (Sinpol) denunciou nessa quinta-feira (16) que mais de 50 policiais civis já foram contaminados pelo novo coronavírus. Alguns deles, segundo o Sinpol, estão com quadros de saúde considerados graves.
O presidente do sindicato da categoria, Áureo Cisneiros, relatou a situação. "A gente já vinha orientando e inclusive, oficializando o Governo do Estado sobre essa nossa preocupação. A gente já emitiu quatro ofícios até agora, desde o inicio da pandemia. Entramos na Justiça e o Governo, em vez de cumprir a determinação, entrou com recurso e caçou com nossa liminar para não cumprir a questão dos equipamentos e proteções individuais que a gente vem reivindicando."
Ele ainda explica que o Sinpol comprou 6.000 máscaras e 1.500 litros de álcool em gel para distribuir nas delegacias. "A gente não vai esperar pelo Governo. É um dever do Governo mas não podemos deixar nossa categoria tão exposta", explica Áureo.
Por meio de nota, a Policia Civil de Pernambuco informou que desde que começou a pandemia do coronavírus, quatro policiais testaram positivo para o coronavírus. Os profissionais foram afastados, assim como as equipes, logo nos primeiros sintomas e realizam as instruções para o devido tratamento. Alguns estão inclusive terminando a fase de quarentena para retomar aos postos de trabalho. Ao todo, 18 policiais civis foram testados para covid-19 no Hospital da Polícia Militar, unidade de referência ao atendimento de trabalhadores da segurança.
Os policiais civis do Estado acataram a decisão judicial que considerou ilegal a paralisação prevista para ter início à meia-noite da última sexta-feira (13), em todo o Estado. O Sindicato, no entanto, marcou nova assembleia para o próximo domingo (19) e deve fazer, em seguida, uma passeata pelas ruas centrais do Recife.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.