A secretaria estadual de saúde (SES-PE) rebateu a informação postada em uma rede social na noite deste sábado (25) por um médico do SUS, que afirmava que o sistema entrou em colapso por não ter mais vagas disponíveis para internamento de pacientes acometidos pela covid-19 em enfermarias no estado.
Na postagem feita no Twitter às 19h08, o médico publicou: "Soube agora que, no momento, temos oitenta e sete pacientes aguardando vaga em enfermaria aqui em Pernambuco. Colapsamos, meus amigos. As semanas pela frente serão cada vez mais cinzentas. Desejo força, serenidade e sanidade mental para todos nós”.
A reportagem do JC entrou em contato com o médico que fez a publicação, ele preferiu não se identificar. O médico informou que teve acesso a informação de leitos disponíveis ligando para a central de leitos do estado. “Estava tentando transferir uma paciente e fui informado que havia uma lista de espera de 87 pacientes. Pelo que consegui apurar haviam cerca de 20 vagas a serem liberadas. Ou seja, cerca 60 pacientes permaneciam aguardando o surgimento ou abertura de novos leitos para internamento”, afirmou o médico. Ele acrescentou que os hospitais com vaga precisam autorizar a ida do paciente e, apesar da fila de espera ser algo momentâneo, a falta de vagas estava configurada. “Sempre pode mudar {o número de vagas} porque falta abertura de leitos. Não sabemos quando abrirão. Por ora, estamos colapsados”, afirmou.
Através de nota, a secretaria estadual de saúde informou que, de acordo com os dados do sistema da central estadual de regulação de leitos, que integra os dados do Recife e de leitos contratados na rede particular, a taxa de ocupação média total no sábado (25) era de 92%. Com relação aos leitos de UTI a taxa era de 98%, enquanto os leitos de enfermaria estavam com 86%.
A nota informa ainda que a disponibilização de vagas pela Central de Regulação de Leitos para internamento de casos de covid-19 é extremamente dinâmica. “Todo dia entram dezenas de pacientes e outras dezenas saem transferidos para hospitais de referência. Além disso, os pacientes que estão aguardando, momentaneamente, a transferência para centros de referência do novo coronavírus são assistidos em unidades de saúde que geralmente contam com estrutura de salas de estabilização, inclusive com pontos de oxigênio e respiradores”, segundo a nota.
A SES explicou ainda que a priorização das transferências é realizada a partir da discussão técnica entre o médico solicitante e o médico regulador, levando em consideração a gravidade do caso e a estrutura disponível nas unidades de saúde onde cada paciente se encontra. “Neste sentido, ainda no mês de janeiro, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco orientou todos os serviços de saúde a estabelecerem planos e fluxos para recebimento e estabilização de pacientes com suspeita de Covid-19. Com um cronograma permanente de abertura de leitos, já foram criadas, até agora, 712 vagas exclusivas para a doença na rede pública estadual”, informou a SES-PE.
Sobre a publicação do médico nas redes sociais, a secretaria comentou que houve um aumento de 316% na demanda por interações por suspeita de covid-19 no último mês, mas a abertura dos novos leitos dedicados à covid-19 e as medidas para garantir o isolamento social, possibilitaram que o sistema não tenha entrado em colapso.
Sobre a divulgação de informações epidemiológicas confiáveis, a SES destacou que Pernambuco vem liderando, pela quarta semana consecutiva, o ranking de transparência semanal feito pela organização não-governamental Open Knowledge Internacional (Rede pelo Conhecimento Livre). “Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulga, diariamente, boletins epidemiológicos detalhados, inclusive com a divulgação dos dados sobre a ocupação dos leitos”.
Pelo Facebook da Prefeitura do Recife também é possível acompanhar o número de leitos disponíveis na rede municipal. De acordo com as publicações no perfil oficial da Prefeitura do Recife, no sábado (25), data da postagem do médico, havia 17 vagas na UTI e 152 na enfermaria. Já a atualização feita na manhã de ontem (26), mostrava 11 vagas disponíveis em UTI e 142 vagas nas enfermarias da rede municipal.