Em reunião de trabalho na manhã deste sábado (9), no Palácio do Campo das Princesas, o prefeito do Recife Geraldo Julio e o governador Paulo Câmara analisaram dados e informações, com o objetivo de planejar novas medidas de isolamento social necessárias para o a conter a disseminação da covid-19 e salvar o maior número de vidas possíveis. A semana foi cheia de decisões judiciais a respeito de um possível lockdown, ou o fechamento total das atividades que não são essenciais, que até então não foi decretado. Pernambuco se aproxima dos 1.000 óbitos por coronavírus e já conta com mais de 12.000 infectados no Estado.
O prefeito já antecipou que novas medidas de isolamento social serão anunciadas na próxima semana. “Participei agora de manhã de reunião aqui no Governo do Estado e pude ver a sintonia com que estão trabalhando a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado. Na reunião, a gente discutiu e analisou dados e informações com o objetivo de ampliar o isolamento social, para diminuir o crescimento da pandemia no Recife e no Estado também. Nesta semana vamos ter mais medidas com o objetivo de ampliar esse isolamento”, afirmou o prefeito.
>>Coronavírus: UTIs de hospitais privados de Pernambuco têm 95% de taxa de ocupação
Em pronunciamento na sexta-feira (8), Geraldo Julio falou sobre a questão do lockdown (bloqueio total) na cidade. Para o socialista, o lockdown é necessário, mas será feito na hora certa, com base em análise científicas. "A medida de fechamento total tem um objetivo científico, que é reduzir ao máximo o contato social e o contágio. Ele (lockdown) deve ser adotado na hora certa e pelo tempo certo. Fazer antes do momento certo reduz sua eficiência", explicou. O prefeito criticou atuação do governo federal no combate à pandemia. "O apoio às empresas foi tímido, o socorro aos empregos muito limitado, o apoio aos governos e prefeituras será pequeno e muito atrasado".
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.