Capivara resgatada no mar de Olinda e mais dez animais são devolvidos à natureza

Animais silvestres foram encontrados nas áreas urbanas enquanto a população humana se recolhia em suas casas
JC
Publicado em 15/05/2020 às 10:58
Onze animais foram soltos em operação do Cetas Tangara Foto: DIVULGAÇÃO


Quando os seres humanos se confinam em casa, a natureza encontra espaço para se mostrar. Após serem resgatados em centros urbanos neste período de quarentena, onze animais silvestres foram devolvidos à área verde da Região Metropolitana do Recife (RMR) no início deste mês, pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

Através da ação, duas capivaras, dois carcarás, um jacaré, uma preguiça, um guaxinim e quatro jiboias voltaram para casa em segurança.

Um deles é o filhote de capivara capturado por agentes do Corpo de Bombeiros e da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) enquanto se afogava no mar de Casa Caiada, em Olinda, no dia 16 de abril.

» Animais se reaproximam de centros urbanos, e natureza dá sinais de recuperação durante quarentena do coronavírus

» Da sua janela, cientista social registra pássaros durante quarentena, no Recife; veja imagens

» Filhote de capivara é resgatado da praia de Casa Caiada, em Olinda

» Emissão de gases cai 15% em Pernambuco na quarentena do coronavírus, mas não é suficiente para mudar níveis de poluição

» Cardume gigante de sardinha aparece na Bacia do Pina, no Recife

Estressada e com pequenos ferimentos, a capivarinha que se aventurou pela praia precisou passar por acompanhamento clínico antes de ser solta. A O coordenador do Cetas Tangara, Yuri Marinho, conta que ela não comeu quase nada nos primeiros dias. Depois de se recuperar, estava pronta para retornar ao seu habitat natural, e foi levada à área do Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), no município de Araçoiaba, na RMR.

DIVULGAÇÃO - Capivara foi resgatada do mar de Olinda

A outra capivara apareceu no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife, correndo muito assustada. Temendo que o bicho fosse ferido ou morto, os moradores da região acionaram o Cipoma para resgatá-lo, relatou Marinho.

Esses e os animais envolvidos na operação tiveram essa particularidade: foram encontrados em ruas, avenidas e quintais (e até no mar) enquanto a população humana se recolhia em suas casas.

TAGS
pernambuco meio ambiente pandemia
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory