O hospital de campanha que está sendo montado em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, voltado para pacientes do novo coronavírus, deverá ser entregue entre a próxima segunda (25) e quarta-feira (27). A previsão é do diretor médico do Hospital Mestre Vitalino (HMV), Marcelo Cavalcanti. Um prédio anexo está sendo finalizado no pátio da unidade de saúde para tratar exclusivamente os pacientes da covid-19.
"Vamos fazer a equipagem de todo o prédio para a gente iniciar o atendimentos que serão importantes para toda a população", afirmou em entrevista à Rádio Jornal nesta quarta-feira (20). A cidade registra 267 casos confirmados da covid-19, 253 em investigação e 25 mortes.
» Hospital das Clínicas da UFPE inicia campanha de homenagem aos profissionais da saúde
A estrutura vai contar com 104 novos leitos de enfermaria - sendo 76 de internação clínica, 26 de tratamento semi-intensivo e dois de estabilização. "Será de fundamental importância para o melhor atendimento da população de Caruaru e de toda região", opinou o diretor.
Este é um dos três hospitais de campanha anunciados pelo Governo de Pernambuco no início da pandemia como ação contra a doença que já acometeu 21.242 pernambucanos e matou 1.741 até esta quarta-feira (20). Petrolina e Serra Talhada, no Sertão do Estado, também recebem instalações.
Nesta quarta-feira, o HMV fez uma redistribuição dos leitos e distribuiu mais 10 de UTI para atender pacientes da covid-19. As vagas serão ofertadas na Central de Leitos, que regula o encaminhamento dos pacientes no Estado. Com isso, o hospital chega a 40 leitos de UTI voltados para o tratamento da doença, fora os 25 de enfermaria.
Caruaru é uma das cidades que adotaram medidas mais rígidas para conter o avanço da pandemia no Estado. Há dez dias, a prefeitura do município decretou uma série de restrições, incluindo a proibição do estacionamento na área central, com sujeição a multa e guincho. Desde então, houve uma queda de 50% no fluxo de veículos em vias estratégicas, como as ruas Souza Júnior, Dom Vital e Souza Filho, informou a administração.
Vagas em serviços essenciais - como farmácias, bancos, mercados, lotéricas, clínicas - e para moradores da região são exceções no decreto municipal.
As ações fazem parte da Operação Impacto Integrado Covid-19, esforço conjunto do Ministério Público de Pernambuco, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Ampla, Guarda Civil Municipal e Polícia Rodoviária Federal.