Aprovados em concurso público da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), 43 profissionais, sendo 37 para atuação na Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e seis para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), foram convocados após o governador do Estado, Paulo Câmara (PSB) assinar o documento de convocação. A lista com os convocados será publicada nesta terça-feira (9) no Diário Oficial do Estado de Pernambuco.
>> Ministro interino da Saúde confirma participação em Comissão da Câmara, diz Maia
>> Ministério da Saúde nega atraso proposital na divulgação de recorde de mortos pelo coronavírus
>> Pernambuco registra 45 mortes por coronavírus em 24 horas
Segundo a Apevisa, a lista de convocados conta com fiscais sanitários com formação nas áreas de enfermagem (20), farmácia (12) e nutrição (5). Eles irão atuar nas Gerências Regionais de Saúde nos municípios do Recife, Limoeiro, Caruaru, Salgueiro, Petrolina, Serra Talhada e Goiana. Já os técnicos de necropsia vão trabalhar no SVO Recife (5) e na unidade de Caruaru (1).
O governador afirmou que com essas contratações Pernambuco éstá reforçando, em outras frentes, o sistema de Saúde do Estado. "Esses novos profissionais vão ampliar a capacidade técnica para garantir a manutenção dos protocolos e a execução do Plano de Convivência com a covid-19", explicou Paulo Câmara.
>> Transmissão do novo coronavírus por pessoas assintomáticas é rara, diz OMS
Com o início das etapas do Plano de Convivência com o vírus, a SES, por meio da Apevisa, iniciará ações junto aos municípios realizando avaliações e, em caso de necessidade, intervenções sanitárias para manutenção das medidas restritivas.
Segundo o governo estadual, desde o início da pandemia, já foram contratados 7.947 profissionais, entre concursados e aprovados em seleções. Ao todo, foram 3.046 aprovados em concurso público para serviços da SES-PE e Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE), além da atual convocação da Apevisa e SVO. Outros 4.901 foram escolhidos por meio de seleções públicas simplificadas, para a SES-PE, Complexo Hospitalar da UPE, Lacen e Vigilância Epidemiológica Hospitalar. Além disso, completam as listas mais 1.869 profissionais que estavam atuando em ambulatórios, em situações eletivas, foram recrutados e passaram para a linha de frente da rede hospitalar ou para atendimento no aplicativo Atende em Casa.