Um olhar para saúde mental

Cinthya Leite
Publicado em 31/07/2020 às 6:00


Em live transmitida ontem pelas redes sociais do Jornal do Commercio e compartilhada na TV JC (tvjc.com.br), a infectopediatra Alexsandra Costa falou sobre medidas de proteção e foco na saúde mental neste momento em que as discussões se voltam para o possível retorno das aulas presenciais, especialmente da educação infantil ao ensino médio. Para ela, num momento em que parte do Estado de Pernambuco, especialmente o Recife, tem apresentado queda dos casos graves e estabilização da epidemia, uma data para o retorno paulatino das crianças e adolescentes às escolas pode ser anunciada pelas autoridades da Saúde e da Educação.

"Precisamos pensar nos efeitos além da própria covid-19. Com esse tempo em isolamento social, a maioria das crianças já apresenta transtornos de ansiedade, distúrbios do humor e do sono. E entre os mais vulneráveis, há ainda relatos de aumento do índice de abuso sexual", ressaltou Alexsandra, ao falar sobre as consequências psicossociais que o confinamento traz para o público infantojuvenil.

A médica também destacou que cada caso deve ser analisado individualmente, pois há crianças que vivem com adultos em risco de complicações mais graves, caso sejam infectados pelo novo coronavírus. "Há situações em que realmente indicamos que as aulas continuem de forma remota. Uma sugestão é que, se possível, os pais e responsáveis discutam o tema (da volta à escola) com o pediatra, que conhece a realidade das famílias." A entrevista pode ser conferida no canal do YouTube da TV JC: www.youtube.com/tvjcpe.

TAGS
mental
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory