Entre as últimas quarta-feira (9) e sexta-feira (11), aproximadamente 10 mil pés de maconha foram encontrados em Projeto Fulgêncio, no município de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco. Caso a quantidade fosse colhida, prensada e colocada no mercado, daria para se produzir 3,3 toneladas da substância.
Em uma das roças, também foi encontrado cerca de 1 quilo da planta pronta para a comercialização e mais 4 quilos de sementes. Um suspeito foi preso. A ação é esforço conjunto da Polícia Federal (PF), pela Delegacia em Salgueiro, com a Polícia Militar de Pernambuco (2ª CIPM e 7ª CIPM) e Polícia Civil de Pernambuco.
Desdobramento da Operação Muçambê, é uma das estratégias adotadas pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes-CGPRE, do Órgão Central da Polícia Federal em Brasília, com o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha no sertão Pernambucano.
Na sexta, um homem de 22 anos, natural de Itaíba e residente em Santa Maria da Boa Vista, com antecedentes por roubo e tráfico, foi preso em flagrante enquanto cultivava uma plantação. Segundo a Polícia Federal, ele negou o envolvimento, mas as circunstâncias, como as mão sujas da planta, o apontaram como responsável.
O suspeito foi autuado por tráfico de drogas, teve sua prisão preventiva confirmada na audiência de custódia e foi encaminhado para a Cadeia Pública de Salgueiro, onde ficará à disposição da justiça. Caso venha a ser condenado, poderá pegar penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão.
A PF informou que acompanha de perto o ciclo produtivo da cannabis para realizar novas ações. As constantes operações de erradicação da planta no Sertão tem impossibilitado que os produtores cultivem a planta até seu pleno desenvolvimento, o que tem levado à importação da droga do Paraguai. O aumento das apreensões feitas pela Polícia Federal de maconha vinda do país vizinho comprova a tese. O desabastecimento na região tem atingido também outros Estados do Nordeste.
Muçambê, o nome da operação, é um pequeno arbusto, com espinhos nos pecíolos das folhas, que nasce nas caatingas nordestinas.