Recife foi escolhida, pelo segundo ano consecutivo, para ser uma das sedes do Nasa Space Apps Challenge in Recife. Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento será realizado totalmente online e gratuito. O evento teve sua fase de pré-inscrições prorrogada até o dia 16 de setembro; cadastro deve ser realizado no site. A competição internacional é realizada simultaneamente em várias cidades do mundo. A maratona de desenvolvimento tecnológico atrai estudantes e profissionais de diversas áreas da tecnologia da informação, engenharias, design, negócios, entre outras áreas.
A data da realização está marcada para acontecer de 2 a 4 de outubro. Na competição existe o formato individual e de equipe, podendo contar com uma quantidade de 4 ou 5 pessoas. O acesso será feito pelo aplicativo Space & Terra.
Promovida pela 'incubadora da Nasa', a competição tem como objetivo resolver problemas reais a partir de desafios de vários níveis diferentes, permitindo que crianças, jovens e adultos possam participar. A maratona tem duração de 48 horas e reúne pessoas com diferentes habilidades que receberão acesso a dados da Nasa, relevantes a diferentes temas. O objetivo é desenvolver soluções criativas e inovadoras para os desafios propostos.
As premiações locais vão desde cursos de programação da Labenu e de soft skills da Trêsbê Educação até acesso a eventos. As duas melhores equipes locais serão submetidas à organização mundial e poderá fazer parte dos cinco premiados mundiais do Nasa Space Apps Challenge. O prêmio para as equipes que propuserem melhores soluções globais é uma visita ao Nasa Kennedy Space Center, na Flórida, Estados Unidos.
Desde 2019, quando 50% dos participantes foram mulheres, igualdade também passou a ser um dos focos, A expectativa para 2020 é que além de manter esse percentual, possa atingir a meta exigida pela organização mundial de ter o maior número possível de participação de pessoas negras.