Uma indústria de reciclagem na zona rural de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife (RMR), teria desviado aproximadamente 300 MWh de energia, o que seria suficiente para abastecer cerca de duas mil residências durante um mês, de acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A concessionária esteve no local para desativar a irregularidade nesta quinta-feira (17), junto com peritos do Instituto de Criminalística e com o apoio da Polícia Civil. O dono do terreno será intimado para prestar esclarecimentos à polícia.
A Celpe informou que seus técnicos constataram um complexo sistema de desvio de energia, que contava com cabos multiplexados e um medidor irregular não cadastrado. Todas as irregularidades foram retiradas. Além de efetuar a cobrança dos valores devidos de energia elétrica, a concessionária formalizou notícia-crime junto à Delegacia de Abreu e Lima para a aplicação das sanções previstas em lei.
Furto de energia é crime
O furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Os clientes podem realizar denúncias de forma anônima, por meio do site www.celpe.com.br, ou do teleatendimento, no número 116.