Veja como fazer teste para covid-19 no drive-thru do Centro de Convenções, em Olinda

O Governo de Pernambuco inaugurou serviço nesta terça-feira (22)
JC
Publicado em 22/09/2020 às 11:47
A média móvel de mortes também permanece estável, com um percentual de -13% em relação a duas semanas atrás Foto: WELINGTON LIMA/JC IMAGEM


Os pernambucanos agora têm mais uma opção para fazer a testagem para a covid-19. A partir desta terça-feira (22), o público alvo poderá fazer o exame em esquema de drive-thru, sem sair do carro, no estacionamento do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda, com acesso pela Avenida Professor Andrade Bezerra.

O serviço é voltado para pessoas com sintomas da doença – leves ou graves –, e para aquelas que tiveram contato domiciliar com casos confirmados do novo coronavírus, apresentando ou não sintomas. Os atendimentos são realizados todos os dias da semana, das 8h às 17h, por demanda espontânea. Ou seja, não é preciso fazer marcação.

São oferecidas duas opções: o teste rápido, que sai em até 15 minutos após a coleta, e o exame molecular RT-PCR, cujo resultado é enviado por e-mail ou disponibilizado no local para retirada em até 72 horas. A secretária executiva de Gestão, Trabalho e Educação de Saúde de Pernambuco, Ricarda Samara, explicou que uma entrevista com o paciente é aplicada para definir qual tipo de exame será feito. "Se o teste der positivo, ela vai ficar em isolamento domiciliar em torno de dez dias, e todos os contactantes vão ter que vir fazer exame", detalhou. 

Nesta terça-feira, além dos motoristas e passageiros, pedestres também foram ao local em busca do serviço. A secretária garantiu que todos serão atendidos.

Uma das pessoas que procuraram testagem foi a dona de casa Tereza Cristina, que teve contato com o patrão que estava doente. "Por três meses eu não tinha procurado fazer. Agora surgiu essa oportunidade e eu estou fazendo", falou. À época, ela chegou a apresentar sintomas. "Quando eu descobri que ele estava com o coronavírus, não sei se foi meu psicológico, (mas) passei dois dias sem sentir cheiro e gosto", disse. Tereza foi submetida ao teste rápido, que verifica se o paciente tem os anticorpos para o vírus.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, disse que o investimento em novas máquinas permitiu que o governo quadruplicasse a capacidade de testagem. "Agora, para dar mais comodidade para esse protesto de testagem, estamos investindo em um drive-thru amplo para que sintomáticos suspeitos da covid-19 e contatos de casos positivos possam ter acesso facilitado à testagem, o que vai dar mais segurança para nosso Plano de Convivência de retorno gradual às atividades", afirmou.

O Governo Estadual ampliou a população prioritária para a testagem da covid-19 no dia 11 de setembro. Antes, só  No total, mais de 420 mil testes já foram realizados no Estado.

TAGS
pernambuco recife coronavírus olinda covid-19
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory