Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do novo ensino médio, do Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE), com 410 vagas para unidades do Ibura, Paulista, Ipojuca, Caruaru, Araripina e Petrolina. O programa gratuito contempla os três anos do ensino médio mais a possibilidade fazer um curso técnico ou aprofundar os conhecimentos na área de matemática ou ciências da natureza. São 230 oportunidades para o técnico em eletrônica junto ao SENAI-PE e mais 180 para cursos itinerários de formação.
Para participar da seleção, o estudante deve ter no máximo 16 anos completos até o fim do ano, ser dependente de trabalhador da indústria, de microempreendedor individual (MEI) enquadrado na categoria indústria e instalado em Pernambuco ou de colaborador do Sistema FIEPE.
O programa do SESI confere autonomia ao estudante na medida em que o possibilita escolher entre dois itinerários de formação de acordo com suas áreas de interesse. “Durante as aulas, os alunos terão acesso à educação tecnológica básica e à compreensão do significado da ciência, das letras e das artes, assim como aprenderão sobre o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura”, explicou a gerente de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto.
A diretora de Educação do SENAI-PE, Carla Abigail, explica que o curso técnico em eletrotécnica é dividido em sete módulos. “Ao final do 5º módulo, que corresponde ao primeiro semestre do 3º ano, o SENAI emitirá o certificado de saída intermediária de qualificação de eletricista instalador industrial para os alunos que obtiverem a aprovação no módulo”, detalhou.