As informações são da repórter Cinthia Ferreira, da TV Jornal
O supermercado localizado no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, que foi cenário de uma tentativa de assalto a carro-forte na noite dessa quinta-feira (5) abriu normalmente na manhã desta sexta (6). No estacionamento do local, seguranças isolaram área onde está um veículo de passeio que foi incendiado durante a ação, e que ainda deve passar por perícia técnica.
Por nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que uma equipe da Delegacia de Roubos e Furtos foi ao local para realizar os procedimentos legais e iniciou a investigação preliminar, e que só se pronunciará ao final desta.
Os criminosos tentaram assaltar o veículo por volta das 18h no estacionamento do mercado. Três vigilantes ficaram feridos na troca de tiros com o grupo, que conseguiu fugir.
Os criminosos, que estavam em um carro, teriam aguardado no estacionamento a entrada do carro-forte. Assim que o veículo chegou, eles atearam fogo em um carro para bloquear a passagem e colocaram explosivos no para-brisa do carro-forte, mas o motorista acelerou. Em seguida, o grupo iniciou uma troca de tiros e fugiu, sem conseguir levar nada. "Houve uma troca de tiros muito intensa, envolvendo também os vigilantes do supermercado. Nos passaram que foram de quatro a cinco homens, mas acredito que foram mais", explicou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Transporte de Valores e Escolta Armada de Pernambuco (Sindfort-PE), Cláudio Mendonça, à TV Jornal.
Vigilantes feridos
Dos três vigilantes feridos na troca de tiros, um é empregado da empresa de transporte de valores. Ele foi atingido por um tiro na perna e encaminhado ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Cordeiro, Zona Oeste da cidade. Os demais são funcionários do supermercado. Um deles sofreu um tiro de raspão no braço foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá, também na Zona Oeste, mas já foi liberado. O outro vigilante, com ferimento por tiro na mandíbula, foi conduzido à UPA da Caxangá e transferido para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central da cidade. Ainda não há informações sobre o estado de saúde.
Carros queimados e explosivos desativados
Logo após a fuga dos criminosos, funcionários e clientes do supermercado, muito assustados, foram mantidos por um tempo dentro do estabelecimento pela Polícia Militar. As entradas do supermercado, uma delas na BR-101, ficaram fechadas. Os explosivos colocados no carro-forte foram desativados pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PM.
O veículo queimado no estacionado, um Prisma de cor bege, sofreu perda total segundo o Corpo de Bombeiros, acionado às 18h30. Um outro carro, modelo Creta, que teria sido utilizado na fuga dos criminosos, foi encontrado em chamas pela corporação na Rua João Martins de Ataíde, nas proximidades da Praça Bom Pastor, também na Iputinga.