Com o aumento da vazão a partir do Reservatório de Sobradinho, na Bahia, o Rio São Francisco, está provocando alagamentos em algumas áreas entre Petrolina, no Sertão do Estado, e a baiana Juazeiro, nos últimos dias. Neste domingo (8), as águas do rio tinham avançado sobre a faixa de areia perto do ponto de saída das barcas para a Ilha do Rodeadouro. O local, na cidade pernambucana, é bastante frequentado nos fins de semana por abrigar bares e restaurantes, mas teve queda no movimento devido à alteração.
>> Aumento da vazão do São Francisco deixa pontos entre Juazeiro e Petrolina alagados
Ver essa foto no Instagram
A água avançou cinco metros sobre a faixa de areia, no ponto de saída das barcas. Na última quinta-feira (5), de acordo com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), a vazão passou de 2.600 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 2.900 m³/s. A água liberada de Sobradinho deve minimizar o rebaixamento do Reservatório de Itaparica, da Usina de Luiz Gonzaga, em Petrolândia, visando manter o seu armazenamento em torno de 30% de seu volume útil.
Por conta desse aumento, que já é maior vazão liberada por Sobradinho em sete anos, algumas enchentes vêm sendo provocadas. Veja imagens que circulam nas redes sociais:
Em comunicado, a Chesf orientou a população a não ocupar as áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, entre o trecho de Sobradinho até a foz, para que a segurança de todos seja preservada.