Metrô do Recife sofre atrasos nesta segunda-feira (30) após roubo de cabos de sinalização

Na noite do domingo (29), 120 metros de cabo de sinalização que estavam localizados entre as estações Joana Bezerra e Afogados foram roubados
JC
Publicado em 30/11/2020 às 9:25
A falta deste cabo prejudica a mobilidade dos trens Foto: Foto: Tião Siqueira/JC Imagem


Os trens da Linha Centro do Metrô estão circulando com velocidade reduzida nesta segunda-feira (30), por conta de mais um furto de cabos de sinalização entre as estações Joana Bezerra e Afogados. O crime teria acontecido na noite do último domingo (29), e cerca de 120 metros foram levados.

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o roubo de cabos gera vários transtornos, que prejudicam a locomoção dos passageiros. Um deles é a falsa ocupação com lentidão dos trens, no qual o sistema entende que há um trem num local da via que na verdade está vazio. A CBTU ainda não informou se há uma previsão de melhora do serviço. 

Este atraso na Linha Centro do Metrô se choca diretamente com os problemas enfrentados há mais de dez pelos passageiros da Linha Sul. Na sexta-feira (20), o terceiro vagão dos quatro que fazem parte da composição de um trem não conseguiu alinhar corretamente aos trilhos ao chegar na plataforma e cedeu levemente, gerando o princípio de descarrilamento. Por conta disso, a linha Sul tem operado em via singela (quando apenas uma via é usada pelos trens nos dois sentidos).

Desde a última quinta-feira (26), a CBTU montou uma estratégia onde dois trens pendulares trafegam exclusivamente no trecho entre as estações Recife e Largo da Paz até que a situação se normalize. Assim, os passageiros que vem das demais estações da Linha Sul, precisam descer na Estação Largo de Paz e pegar o novo trem pendular. Este processo tem gerado aglomerações e tumultos. 

Há uma semana

Na manhã da segunda-feira (24), há uma semana, um homem foi filmado, por volta das 6h20, furtando cabos do mesmo ponto da Linha Centro do metrô do Recife, entre as estações Joana Bezerra e Afogados. A CBTU chegou a divulgar imagens com o objetivo de que a população ajude na identificação do suspeito.

Pelas gravações, é possível ver o homem de camisa vermelha subindo na plataforma da Estação Joana Bezerra com uma sacola de cabos. Após isto, ele pega o trem com destino à Estação Afogados, onde se evade do local. 

Prejuízos

Este tipo de roubo nas estações não é novidade. Só no ano de 2019, o prejuízo com roubo de cabos do sistema fixo foi de R$ 440.000. Já o prejuízo com roubo de cabos dos trens foi de R$ 56.945. Além do dano financeiro, as ações também afetaram a os usuários, pois os trens deixaram de realizar 738 viagens e, com isso, deixaram de ofertar mais de 754.000 para a população.

Denúncias

Denúncias sobre roubo de cabos podem ser feitas pelo serviço telefônico Metrô Denúncia (3455-4566), que funciona 24h, todos os dias, e não é preciso se identificar.

 

TAGS
pernambuco mobilidade grande recife
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory