Linhas de ônibus da Zona Norte do Recife recebem reforço para Festa do Morro

Além disso, será implementada uma parada provisória na Avenida Norte e o Terminal Integrado Macaxeira será mantido funcionando durante toda a madrugada da terça-feira (8), dia dedicado à Nossa Senhora da Conceição
JC
Publicado em 04/12/2020 às 18:56
No domingo e na terça-feira, dias em que são esperados uma maior concentração de fieis no Morro da Conceição, 352 ônibus estarão circulando pela Zona Norte do Recife Foto: Foto: Arquivo/JC Imagem


As linhas de ônibus que trafegam pela Zona Norte do Recife passam por um reforço gradual a partir desta sexta-feira (4). Isso porque, neste fim de semana, os fiéis devem subir o Morro da Conceição para prestar homenagens à Nossa Senhora da Conceição na Festa do Morro, que está sendo realizada desde o último sábado (28). Além disso, será implementada uma parada provisória na Avenida Norte e o Terminal Integrado Macaxeira será mantido funcionando durante toda a madrugada da terça-feira (8), dia dedicado à Santa.

No domingo e na terça-feira, dias em que são esperados uma maior concentração de fieis no Morro da Conceição, 352 ônibus estarão circulando pela região e, juntos, farão 3.291 viagens nos dois dias, de acordo com o Grande Recife. Com isso, serão 146 veículos e 1.193 viagens a mais que em domingos e feriados comuns.

Com o objetivo de facilitar o embarque e desembarque de passageiros na Avenida Norte, no sentido cidade/subúrbio, a parada de nº 110044 – em frente à Escola Profissionalizante Dom Bosco - irá se tornar temporariamente seletiva atendendo apenas as linhas 641 – TI Macaxeira/Encruzilhada e 645 – TI Macaxeira (Avenida Norte).

Já no Largo Dom Luis, próximo ao Supermercado Mais Você, será implantada uma parada provisória, que irá atender outras 11 linhas que trafegam pelo local: 330 – Casa Amarela/CDU; 517 – Córrego do Inácio; 612 – Morro da Conceição; 621 – Alto Treze de Maio (Príncipe); 622 – Vasco da Gama (Cabugá); 623 – Vasco da Gama (João de Barros); 624 – Brejo (Conde da Boa Vista); 631 – Nova Descoberta (Cabugá); 632 – Alto do Refúgio (Cabugá); 642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo) e 644 – Largo do Maracanã.

Especificamente a linha 612 – Morro da Conceição terá seu terminal transferido para a Rua Pedro Allain, em Casa Amarela, das 17h da sexta-feira até o encerramento da Festa e a liberação das vias pela Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU). Neste mesmo período, os ônibus da linha 622 – Vasco da Gama (Cabugá) terão seu itinerário modificado, no sentido cidade/subúrbio, que irá operar no percurso que passa pela Avenida Norte e Rua Vasco da Gama.

Terminal Integrado da Macaxeira

O Terminal Integrado da Macaxeira irá operar durante toda a madrugada da terça-feira, mas, devido à pandemia da covid-19 e as restrições de público à Festa do Morro, apenas a linha 207 – Barro/Macaxeira (BR-101) terá suas viagens estendidas até as 2h. Depois disso, dois ônibus permanecerão estocados no Terminal e entram em operação de acordo com a demanda de passageiros da madrugada.

Confira as linhas que terão reforço de frota e viagem:

 202 – Barro/Macaxeira (Várzea)

207 – Barro/Macaxeira (BR-101)

060 / 2060 – TI Tancredo Neves/TI Macaxeira

611 – Alto José do Pinho (Cais de Santa Rita)

612 – Morro da Conceição

613 – Morro da Conceição (Bacurau)

621 – Alto Treze de Maio (Príncipe)

622 – Vasco da Gama (Cabugá)

623 – Vasco da Gama (João de Barros)

624 – Brejo

626 – Brejo (Bacurau)

630 – Vasco da Gama/Derby

631 – Nova Descoberta (Cabugá)

640 – Guabiraba/Derby

642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo)

645 – TI Macaxeira (Avenida Norte)

680 – Vasco da Gama/Afogados

710 – Beberibe/Derby

713 – Bomba do Hemetério

714 – Alto José Bonifácio

718 – Córrego do Euclides/Derby

742 – Linha do Tiro

743 – Alto José Bonifácio (João de Barros)

760 – Dois Unidos/Derby

901 – TI Abreu e Lima/TI Macaxeira

902 – Mirueira/Macaxeira

914 – PE-15/Afogados

948 – Arthur Lundgren II/Macaxeira

1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira

1907 – Paulista/Rio Doce

1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira

2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira

Festa em formato diferente por causa da pandemia

Desde sábado a Festa do Morro tem atraído fiéis ao Morro da Conceição. No entanto, é válido ressaltar que todos devem seguir as medidas de segurança estabelecidas.

A recomendação feita pela Arquidiocese de Olinda e Recife é de que o grupo de risco deve ficar em casa e acompanhar as celebrações através do YouTube, no canal Santuário Morro da Conceição. As missas das 4h e das 19h do Dia de Nossa Senhora da Conceição serão transmitidas também pela TV Pai Eterno. Além disso, até o dia 7 de dezembro, têm sido realizadas cinco celebrações diárias: às 6h, 9h, 12h, 14h e 16h, com duração média de 45 minutos cada. O Solene Novenário acontece sempre às 19h.

No Dia de Nossa Senhora da Conceição oito missas serão realizadas (0h, 2h, 4h, 6h, 9h, 12h, 14h e 16h). A solenidade da Imaculada Conceição, que encerra a festa, vai ser presidida pelo arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, às 19h.

Quem tem subido o Morro, tem seguido as regras sanitárias estabelecidas para impedir a disseminação da covid-19 e o possível contágio do vírus. Portanto, a entrada desses fiéis para o santuário tem sido pelos portões A e B, próximos à torre. Dentro do templo, estão sendo dispostos 120 bancos, para duas pessoas cada, totalizando 240 pessoas dentro do santuário.

Já do lado de fora, está montada uma estrutura com duas tendas e 300 cadeiras, dispostas de modo que haja distanciamento de 1,5 metro entre elas. As portas de vidro das laterais do templo foram retiradas, para melhor circulação do ar. Ao fim da missa, os fiéis têm saído pela lateral do santuário, no qual têm tido acesso à santa brevemente e em seguida saem pelo portão G. Os portões E e F estão fechados. Já os portões C e D têm servido de entrada para fiéis que desejam apenas ter acesso à imagem da Imaculada. Para esses, a saída também tem sido pelo portão G. No entorno da santa, marcas no chão determinam o distanciamento dos fiéis. Cada portão de entrada tem um segurança e dois casais de voluntários, que medem a temperatura e fazem a higienização de mãos com álcool em gel.

As mudanças também estão sendo seguidas por quem quer acender velas. O velário está isolado. Voluntários recebem as velas, que são higienizadas. Pias para a lavagens de mãos estão instaladas em todo o entorno do santuário.

 

ARTES JC - JC-CID1128_PROCISSAO_IMPRESSO_Prancheta 1
TAGS
pernambuco trânsito mobilidade
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory