O trabalho para restauração do Cruzeiro do Alto da Sé, localizado no Sítio Histórico de Olinda, começa na próxima segunda-feira (07). O termo de compromisso para a requalificação do monumento foi assinado por representantes da Secretaria Municipal de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico nesta sexta (04). O encontro ocorreu na unidade do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com a presença do secretário da pasta João Luiz Silva e demais membros da equipe técnica.
A iniciativa conjunta contou com a importante participação de ex-alunos da Academia Santa Gertrudes, tradicional instituição de ensino da cidade, que promoveram uma arrecadação virtual, angariando R$ 18 mil para a obra. O restante do aporte ficará por conta da Prefeitura de Olinda, com R$ 10 mil, e todo o apoio necessário para a intervenção.
“É um trabalho que representa um marco no sentimento de pertencimento de nosso patrimônio histórico, e serve de exemplo para que a sociedade civil participe de forma efetiva na preservação de nosso patrimônio e dos bens públicos em geral”, ressaltou o secretário da pasta.
O cruzeiro localizado em frente a Igreja na Sé, em Olinda, foi depredado na madrugada do dia 8 de agosto deste ano. De acordo com a Secretaria de Cultura e Patrimônio do município, um homem teria subido no cruzeiro e, posteriormente, despencado de uma altura de pelo menos cinco metros. A escultura, datada do século 18, é tombada.
Segundo informações da TV Jornal, após sair do trabalho o homem teria bebido muito e depois resolveu se pendurar no crucifixo, que acabou sendo quebrado. Comerciantes, afirmam que se houvesse mais segurança na área do Sítio Histórico de Olinda, ações como estas poderiam ser evitadas.
"Esses vândalos esperam pelo momento certo para agir na surdina, mas nunca imaginávamos que alguém iria fazer isso em um dos patrimônios mais visitados de Pernambuco", finalizou João.