Diante da queda de doações durante a pandemia da covid-19, a Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (APAF) lançou uma campanha para levantar recurso financeiro e continuar atendendo doentes de fígado na Unidade de Transplante de Fígado (UTF), como faz há 18 anos. A instituição informa que o número de donativos têm caído, e o que chega na entidade não está sendo o suficiente.
Considerado como um dos maiores programas de transplante de fígado do mundo, o espaço tem instalação no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), em Santo Amaro, área Central do Recife. Lá, a APAF acompanha e recebe pacientes brasileiros de mais de 11 estados, proporcionando acolhimento e suporte aos que aguardam em fila para transplante, aos que estão em tratamento e aos já transplantados.
A entidade realiza cerca de 10 mil atendimentos por ano, e mais de 3 mil famílias são assistidas. Do público atendido, 90% são adultos e 10% crianças (a partir de 0 anos). No ano de 2019, foram feitos 130 transplantes.
Sem fins lucrativos, a APAF afirma ter o compromisso com o suporte socioassistencial e a assistência em saúde de pacientes carentes da UTF, que necessitam de tratamento e acolhimento por problemas hepáticos crônicos.
“Atendemos pacientes em sua grande maioria em difícil condição financeira. A doença hepática incapacita totalmente o indivíduo, levando a família ao empobrecimento", revela o presidente da APAF, o hepatologista Cláudio Lacerda, que também chefia a equipe do UTF.
As doações em dinheiro para a entidade podem ser feitas através das contas abaixo:
ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE APOIO AOS DOENTES DE FÍGADO - APAF
CNPJ: 04.833.011/0001-03
Banco Santander - Agência: 4020, Conta Corrente: 13000011-8
Banco do Brasil - Agência: 3243-3, Conta Corrente: 10108-7
Quem desejar falar com os voluntários da associação, pode contatá-los através do e-mail: amigosdaapaf@yahoo.com.br ou pelos telefones: (81) 3184.1244 e (81) 9 8894.7939. É possível acompanhar o trabalho da APAF pela internet, no perfil da entidade no Instagram: @amigosdaapaf.