Devido à tendência de crescimento no número de casos de covid-19, a Prefeitura de Caruaru ampliou mais 15 vagas em leitos de enfermaria no Hospital Municipal Manoel Afonso, nesta quinta-feira (10). Agora, a unidade passou de 33 para 48 leitos, além das dez vagas exclusivas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para internados com coronavírus.
O secretário de saúde do município, Francisco Santos, destaca que a ampliação acontece como uma forma de prevenção ao quadro epidemiológico que vem sendo observado na cidade. "A gente vai fazendo as medidas de acordo com a avaliação que a gente faz diariamente do que vem acontecendo. Por precaução, no momento, a gente aumentou os leitos de enfermaria do Manoel, para caso seja necessário ocupar. Nesse momento, é por precaução, mas a gente observa uma tendência de crescimento sim, a gente avalia isso pelos casos; não que eles sejam graves e que gerem internamento", disse.
Ele ainda alerta a população para que, nesse momento, mantenha as medidas preventivas à covid-19, no intuito de evitar mais óbitos. "Normalmente começa assim: começa a crescer o numero de casos, depois o de internamentos, os casos graves e, infelizmente, se a população não nos ajudar, também acaba crescendo o numero de óbitos. Nesse momento, qualquer gesto que a gente fizer para mostrar à população que a pandemia não passou é importante. Então, se você não faz gesto algum, o que estava parecendo para muita gente era que a gente já estava vacinado, que já estava tudo resolvido, e não está", explicou.
Até esta quarta (9) já houveram 11.816 confirmações para em Caruaru para a covid-19. Desses, 94,67% dos pacientes já se recuperaram; outros 383 morreram. O último óbito foi registrado no dia 1 de dezembro, sendo ele um homem de 86 anos com comorbidades.