O prefeito do Recife, João Campos, anunciou neste domingo (17) a contratação de 745 profissionais de saúde que vão atuar diretamente na vacinação contra a covid-19 na Capital pernambucana. O anúncio ocorre no mesmo dia em que o primeiro imunizante foi aplicado no país, em São Paulo, após a autorização de uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
>> Anvisa aprova uso emergencial das vacinas Coronavac e de Oxford
>> Doria diz que determinará ao Butantan entrega de vacinas contra covid-19 para que Saúde distribua
>> Distribuição da vacina para os estados começa na segunda (18) às 7h
Serão chamados 175 enfermeiros e 570 técnicos de enfermagem entre os profissionais aprovados no concurso público realizado em 2019 pela Secretaria de Saúde do Recife. A princípio, as contratações terão validade de seis meses, mas poderão ser prorrogadas por até dois anos.
Parte das vagas serão destinadas a pessoas com deficiência. Os profissionais chamados participarão de treinamentos através de vídeoaulas.
Quem não será chamado?
Não serão chamados profissionais com mais de 60 anos, gestantes, lactantes ou que se enquadrem, de alguma forma, no grupo de risco para a covid-19.
A prefeitura também montou uma Sala de Situação do Plano Recife Vacina, com a presença de várias secretarias, onde serão monitorados diariamente o andamento da imunização na cidade. A sala será dividida em várias frentes de trabalho: Infraestrutura, Logística e Segurança, Contratação e Treinamento de Pessoal, e Cadastramento, Agendamento e Comunicação.