O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) informou que irá intensificar as operações de prevenção durante o período de Carnaval. Entre os dias 12 e 16 de fevereiro, 150 agentes de trânsito, 30 viaturas e oito reboques das operações "Segundos que salvam vidas", "Rota de Fuga" e "Trânsito Seguro", atuarão em pontos estratégicos do Recife e da Região Metropolitana.
As equipes coordenadas pela Diretoria de Fiscalização também atuarão nas principais praias do Litoral Norte e Litoral Sul e demais regiões do Estado. Durante o período, serão distribuídos panfletos com dicas de boas práticas no trânsito. Além da Diretoria de Fiscalização, a ação também contará com a parceria da Operação Lei Seca, do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN) e do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRV).
Em Olinda, as ações da Operação Prevenção que serão realizadas nas proximidades do Mercado Eufrásio Barbosa terão a participação das Diretorias de Operações e Atendimento, que estarão com o Detran Itinerante (DI), um caminhão equipado com três guichês de atendimento, gerador próprio e computadores com acesso a internet para realizar o atendimento interligado com a base de dados do Detran-PE, capaz de oferecer serviços de emissão de Nada Consta, solicitação da 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emissão de taxas, multas e agendamento de serviço, consulta de pontuação da CNH, além de tirar dúvidas sobre o CRLV. A ação, que tem o caráter preventivo e educativo, será coordenada pela Educação de Trânsito do Órgão. Ela acontecerá no modelo drive trhu.
- Multas, IPVA, e taxas do Detran podem ser pagas em até 12 vezes no cartão de crédito
- Veja como baixar e imprimir o CRLV Digital 2021 do Detran-PE
- Com o apoio do Detran, 20 idosos acamados são imunizados em Paulista, no Grande Recife
- Justiça Federal determina que Detrans voltem a emitir CRLV em papel; veja como fica em Pernambuco
De acordo com o Detran-PE, serão tomadas medidas de prevenção para evitar aglomerações. Agentes de trânsito e técnicos de educação do órgão realizarão abordagens aos motoristas e motociclistas e ofertarão uma mini palestra, que será ministrada por técnicos de Educação de Trânsito e representantes da Lei Seca, alertando as consequências de dirigir fazendo uso de álcool.
Segundo o Diretor Presidente do órgão, Roberto Fontelles, as operações serão intensificadas devido ao aumento do fluxo de veículos, principalmente nas rodovias que dão acesso às praias. “Os agentes de trânsito e técnicos de educação também falaram sobre a importância do uso da máscara de proteção, distanciamento social e higienização das mãos, além de alertar sobre o uso obrigatório de equipamento de segurança e não fazer o uso da mistura fatal que é álcool e direção", destacou.