"São as águas de março fechando o verão". A célebre música brasileira escrita por Tom Jobim nunca fez tanto sentido para o Recife como nesta segunda-feira, 1º de março, que registrou, em média 72,20 milímetros de chuva. A precipitação acumulada equivale a cerca de 10 dias de chuva esperada para o mês, que possui uma média histórica de 212,20 mm de precipitação.
A Prefeitura do Recife diz ter mobilizado, dentro dos serviços da Ação Inverno 2021, cerca de mil profissionais de várias secretarias e órgãos para minimizar os impactos causados. A reportagem do JC identificou diversos pontos de alagamento, que causaram trânsito intenso em muitas localidades da cidade, como na Rua Esmeraldino Bandeira, nas Graças; na Rua Amélia e na Rua do Espinheiro, no Espinheiro; na Rua Teles Júnior, no Rosarinho, todas na Zona Norte. Na Zona Sul, foram registrados alagamentos na Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, por exemplo.
Segundo a Defesa Civil do Recife, foram registradas apenas ocorrências leves durante a manhã, sendo 35 solicitações de vistorias e 60 pedidos de colocação de lonas plásticas. As equipes estão de prontidão para atender os chamados, que devem ser feitos pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h por dia.
A gestão afirma que equipes formadas por 150 agentes e 165 orientadores de trânsito da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) trabalham em áreas que foram afetadas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. Da 0h às 10h30 desta segunda-feira (1), foram registrados três acidentes de trânsito com vítima, nenhuma fatal. No período, a CTTU registrou ocorrências em 25 semáforos, dos quais oito já foram atendidos.
Veja as imagens de pontos de alagamento nas Zonas Sul e Norte do Recife
Já a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) registrou neste intervalo três ocorrências de quedas de árvores, sendo duas quedas parciais, de galhos, na Rua dos Navegantes, em Boa Viagem, e outra próxima ao Procape, em Santo Amaro, e uma queda total na Rua Ramiz Galvão, no Arruda. A prefeitura afirma que as equipes da Emlurb já estão atuando nas ocorrências.
A Emlurb também realizou a desobstrução de alguns pontos de acúmulo de água. Caminhões equipados com jato de sucção atuaram em diversas vias da cidade, a exemplo das avenidas Boa Viagem, Agamenon Magalhães, Mascarenhas de Moraes, Conselheiro Aguiar, Caxangá, General San Martin, Rosa e Silva, Rui Barbosa, além da Estrada dos Remédios, rua das Crioulas, rua Cardeal Arcoverde e rua Amélia.
Confira os locais onde mais choveu em Pernambuco
De cinco pontos de monitoramento da Apac no Estado que somaram mais chuva, três estão localizados na capital pernambucana.
- No acumulado das últimas 24h, entre 9h40 da manhã do domingo e o mesmo horário desta segunda, o ponto onde mais choveu foi o Porto do Recife, somando 72,60mm nas últimas 24h. Do total, 72,20mm de precipitação aconteceu só nas últimas 12h.
- Logo em seguida vem Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, choveu 64,22mm milímetros nas últimas 24h. Só nas últimas seis horas, choveu 40,02mm milímetros.
- Em Santo Amaro, no Centro do Recife, o acumulado foi de 63,69mm. Toda essa precipitação aconteceu nas últimas seis horas.
- No Alto Mandu, no Recife, apenas nas últimas seis horas choveu 60,21mm.
- Depois, está Jaguaribe, em Escada. Na localidade, a chuva acumulada foi de 58,98mm nas últimas 24h.