Atualizada às 16h38
A queda de uma marquise deixou uma pessoa ferida na manhã desta terça-feira (2). O acidente aconteceu por volta das 11h, na rua Arabaiana, no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. A rua onde o acidente aconteceu é conhecida pelo intenso comércio, o que aumenta a circulação de pessoas no local. Durante a queda da estrutura, um carro que estava estacionado no local também foi atingido.
Segundo moradores da área, a loja onde houve o desabamento é alugada. De acordo com a Defesa Civil, a queda deve ter sido provocada pelo excesso de peso na estrutura. Agora, os inquilinos estão tentando entrar em contato com os donos do imóvel para discutir a situação. Na rua, é possível observar que diversos estabelecimentos contam com marquises, em algumas delas é notória a presença de infiltrações.
- Idosa de 63 anos fica ferida após explosão em residência em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata
- Botijão de gás de cozinha explode em Santo Amaro, no Centro do Recife
- Caixa d'água de prédio rompe e inunda apartamentos no Pina, Zona Sul do Recife
- Após explosão de botijão de gás, imóvel em Santo Amaro, na área central do Recife, terá que ser demolido
De acordo com Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Recife, a mulher foi socorrida e encaminhada para a Upa da Imbiribeira, onde receberá atendimento médico. Outra senhora que passava pelo local também foi atingida de raspão pelos escombros. Apesar de estar com um machucado na perna, ela não precisou ser socorrida.
A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec) esteve no local e isolou a área, o órgão determinou que os responsáveis pela loja deverão retirar pequenas partes da marquise ainda com risco de queda. Também foi solicitada a retirada dos entulhos que ficaram na calçada. Após a recuperação dos danos causados pela queda da marquise, a loja poderá voltar ao funcionamento norma e reestruturar o imóvel.
Confira imagens do local:
No início do mês de fevereiro, uma idosa de 60 anos morreu após ser sido atingida por pedaços da estrutura da fachada do Edifício São Cristóvão, na Rua da Aurora, Centro do Recife. De acordo com um perito do Instituto de Criminalística (IC), a vítima sofreu uma fratura no crânio e morreu na hora.
Naquele dia, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) solicitou uma audiência pública para tratar sobre a fiscalização das marquises no Recife. Ele afirmou que os setores envolvidos deverão convocados para a audiência pública. O vereador considerou que o aumento da população que vive em situação de rua pode tornar esses acidentes mais frequentes. “Vamos chamar uma audiência pública com os órgãos que precisam estar à frente dessa questão. Vamos convidar o CREA, a Defesa Civil, os Bombeiros, a DIRCON, para podermos verificar o que fazer. Tem que haver uma manutenção. Não tem preço que pague uma vida. Várias marquises hoje têm pessoas em situação de rua que moram embaixo delas", comentou.