A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública de saúde de Pernambuco para pacientes que desenvolveram a forma mais grave da covid-19 continua alta. Números divulgados em boletim pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nessa segunda-feira (29) apontaram que, com o total de 1.526 leitos de UTI, Pernambuco apresenta uma taxa de ocupação de 97%.
Os dados mostram que o Estado segue registrando um maior número de internações que anteriormente. Isso porque, nesse domingo (28), foram abertos mais 20 leitos para esses pacientes no Hospital de Referência à Covid-19 de Olinda, localizado na maternidade Brites de Albuquerque. No entanto, em vez de baixar, a taxa de ocupação aumentou, visto que no sábado (27), ela se encontrava em 96% e agora está em 97%.
Em menos de um mês, Pernambuco se mobilizou para abrir mais de 500 leitos de terapia intensiva. Além da rede estadual de saúde, alguns municípios também têm se mobilizado para abrir leitos de UTI nos hospitais geridos por eles. A capital pernambucana, por exemplo, inaugurou dez leitos no Hospital da Mulher do Recife (HMR) nessa segunda-feira (29). Ao todo, o Recife tem 222 leitos voltados ao tratamento de pessoas com sintomas graves da covid-19.
Enfermaria
A taxa de ocupação nos leitos de enfermaria também é alta, mas ainda assim, 10% menor que a dos leitos de UTI. Segundo o boletim epidemiológico, a rede pública de saúde de Pernambuco tem um total de 1.182 leitos de enfermaria destinados aos pacientes infectados pelo novo coronavírus, os quais, até ontem, apresentavam uma ocupação de 87%.