A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), emitiu, às 17h45 desta quinta-feira (15), um aviso meteorológico indicando a possibilidade de chuva moderada a forte na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata Sul, Agreste, Sertão do Pajeú e Sertão do Moxotó. A previsão é válida por 24 horas.
De acordo com a Apac, o aviso de Estado de Observação foi divulgado "devido a continuidade do evento chuvoso resultante da atuação do Sistema conhecido como Zona de Convergência Intertropical". A diminuição da intensidade da chuva deve ocorrer nesta sexta-feira (26).
Os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas, após a emissão do aviso meteorológico dessa quarta-feira (14), foram concentrados nas regiões Agreste e Mata Sul, no período da manhã. À tarde, a chuva também migrou para alguns municípios da Região Metropolitana do Recife.
- Cabo de Santo Agostinho (102,74 mm);
- Correntes (89,07 mm);
- Pedra (76,12 mm);
- Tamandaré (71,38 mm);
- Catende (66,32 mm);
- Palmerina (66,74 mm);
- Escada (62,76 mm);
- Jaboatão dos Guararapes (60,56 mm);
- Buíque (53,36 mm);
- Recife (52,71mm)
Balanço das chuvas em Pernambuco
Com a continuidade das chuvas em todas as regiões do Estado, os órgãos do Governo de Pernambuco permanecem trabalhando em esquema de alerta. A Central de Operações da Defesa Civil do Estado registrou, através das informações repassadas pelos municípios, 207 ocorrências, entre deslizamentos de barreiras, danos estruturais em imóveis, quedas de árvores e pontos de alagamento, deixando 208 pessoas desalojadas e 23 pessoas desabrigadas, além de uma pessoa desaparecida.
Os municípios que registraram essas ocorrências foram Abreu e Lima, Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Escada, Gameleira, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Recife, São Lourenço da Mata, Serra Talhada e Tamandaré.