Atualizada às 11h20
Com informações da repórter Juliana Oliveira, da TV Jornal
Um grupo formado por integrantes do Movimento de Luta nos Bairros realizou um protesto na manhã desta sexta-feira (16) na Estrada da Batalha, em Jaboatão dos Guararapes. A via foi interditada no sentido Jaboatão/Recife e a manifestação gerou grande congestionamento no local por volta das 8h.
Muitos carros que tentavam sair do Recife para Jaboatão, Cabo de Santo Agostinho e praias do Litoral Sul também enfrentaram problemas para passar. Alguns motoristas chegaram a descer dos veículos enquanto aguardavam a liberação do trânsito.
Os participantes do protesto atearam fogo em pneus para bloquear a via. Uma viatura do Corpo de Bombeiros foi até o local para apagar as chamas. Equipes da CTTU e da Polícia Militar também estiveram no protesto. O trânsito foi liberado ainda pela manhã.
O grupo faz parte da ocupação Paulo Freire e Selma Bandeira, em Jaboatão. O coordenador do movimento, Cléber Santos, informou que o protesto é contra a reintegração de posse das duas moradias.
Nas imagens feitas pela reportagem da TV Jornal, é possível ver que alguns integrantes seguravam uma faixa com os dizeres: "O prefeito Anderson Ferreira faz ação para transformar mais de 400 famílias em moradores de ruas".
Em nota, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Jaboatão dos Guararapes informou que as famílias estão sendo cadastradas conforme os critérios do Plano Nacional de Habitação para serem contempladas com moradias. A gestão informou ainda que foram entregues 1.440 unidades habitacionais e, ainda neste ano, mais 560 serão entregues, totalizando 2.000 unidades.