A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) identificou, durante operação realizada nesta segunda-feira (26), roubo de energia em 94 apartamentos de um conjunto residencial composto por 135 imóveis no bairro de Jardim Paulista, em Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com a Celpe, não havia medição da energia elétrica, configurando crime.
- Pernambucanos passaram menos tempo sem energia elétrica no 1º trimestre de 2021, aponta Celpe
- Mulher impede corte de energia na casa de tio internado com o novo coronavírus
- Queda de energia atinge diferentes bairros do Recife na manhã desta quinta (22); semáforos ficam apagados
- Conta de energia em Pernambuco pode subir, em média, 9,99%
A irregularidade foi encontrada pelos técnicos da Celpe durante análise do quadro de medição. A companhia explicou que os furtos aconteciam por meio de uma ligação direta na rede de distribuição.
A ligação clandestina foi retirada e o consumo das unidades passou a ser totalmente medido. Um boletim de ocorrência foi aberto para investigar a origem e utilização dos produtos. As equipes ainda encontraram um depósito com equipamentos semelhantes aos utilizados pelos técnicos da Celpe.
Quem for flagrado cometendo furto de energia poderá pagar até 36 meses retroativos, além de responder na Justiça. O crime previsto está no artigo 155 do Código Penal Brasileiro.
As denúncias podem ser feitas pelos canais de atendimento da Celpe de forma anônima.