Os usuários de transporte por aplicativo vão poder, em breve, circular pelo Recife pelo Uber Moto. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (27) pela empresa, e deve ser lançada "em algumas semanas". A operação foi iniciada em Aracaju em novembro de 2020 e, agora, será expandida para outras cidades do País.
Segundo a Uber, as viagens terão um preço menor do que o do UberX. A empresa também pontua que o Uber Moto checará os antecedentes dos parceiros e dará aos usuários a possibilidade de compartilhar com seus contatos a placa, a identificação do condutor e sua localização no mapa, em tempo real.
- Covid-19: Pernambuco faz parceria com a Uber e garante transporte gratuito de idosos a postos de vacinação
- Justiça britânica decide que motoristas do Uber são funcionários com direitos trabalhistas
- Jovem é preso após publicação em rede social sobre visita de Bolsonaro a Uberlândia
- Uber concede a motoristas britânicos status inédito de trabalhadores
- Uber testa no Recife tecnologia que grava a corrida em vídeo. Veja como funciona
"As viagens de moto já fazem parte da rotina de muitos brasileiros, então, para que sejamos realmente o app que faz parte do dia a dia das pessoas, era importante que também tivéssemos essa opção", afirma Tiago Lambuca, gerente de operações da Uber.
Além disso, as viagens contarão seguro para para acidentes pessoais tanto para usuários, quanto para os parceiros. A empresa afirma que os condutores do Uber Moto receberão conteúdo educacional sobre segurança viária, estimulando a direção segura e o respeito às leis de trânsito. Deixa claro, também, que todos os parceiros da Uber também passam por uma checagem de identidade via selfie, e, desde o começo da pandemia, uma selfie adicional verifica o uso de máscara.
A Uber também diz ter contratado um especialista para validar um protocolo de prevenção ao coronavírus específico para o Uber Moto. "O trabalho foi realizado pelo médico Alexandre Naime Barbosa, que é chefe do Departamento de Infectologia da Unesp e consultor para Covid-19 da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Associação Médica Brasileira", explica a empresa.
Entre as recomendações que serão informadas aos usuários e parceiro estão a limpeza de mãos e superfícies da moto com álcool em gel, que os usuários levem seus próprios capacetes, ou que capacetes extras sejam higienizados com produtos específicos e usados com toucas higiênicas - que podem ser fornecidas pelos condutores e reembolsadas pela Uber.
"A Covid-19 é uma doença com alta taxa de transmissibilidade, então elaboramos recomendações com o objetivo de reduzir substancialmente a chance de infecção entre pessoas que usam o serviço", afirma Barbosa. Ele explica ainda que o uso de máscaras de forma correta segue sendo a medida de prevenção mais efetiva quando a proximidade entre as pessoas é inevitável, como em meios de transporte.
Condutores
Com a chegada da nova modalidade, entregadores parceiros que usam motocicleta e já estão cadastrados no Uber Eats podem optar por também fazer viagens de Uber Moto. Para dirigir na modalidade, o motociclista parceiro precisa ter 21 anos ou mais, ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) há ao menos dois anos e ter no documento a observação de atividade remunerada (EAR).
Segundo Lambuca, com mais esse lançamento a plataforma da Uber oferece cada vez mais oportunidades de renda para motociclistas, que podem escolher, para encaixar em sua rotina, a entrega de pedidos de Uber Eats, viagens de Uber Moto e a entregas de itens no Uber Flash Moto, modalidade já disponível em Recife e Maceió. "O parceiro que já faz entregas de Uber Eats agora poderá optar por fazer viagens de Uber Moto nos momento em que houver menor demanda de pedidos de refeições, por exemplo."