Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado
Paralisação dos metroviários
Reivindicando proteção contra a covid-19, metroviários da Região Metropolitana do Recife (RMR), se juntam aos do resto do país e cruzam os braços nesta quinta-feira (20), denunciando a falta de perspectiva de vacinação da categoria. Nos horários de pico, no entanto, das 5h às 9h e das 16h às 20h, o metrô funciona normalmente para atender os trabalhadores. Já nos demais horários, o Grande Recife Consórcio montou um esquema de contingência para atender os usuários de transporte público. Desta forma, das 9h às 16h os ônibus funcionarão em operação especial, que terá continuidade após as 20h.
Recife tem aumento de 173% em casos de chicungunha
Mergulhado na fase mais dura de covid-19, o Estado de Pernambuco precisa reforçar a vigilância diante de um alerta sanitário além da pandemia: o aumento expressivo no número de pessoas que têm manifestado com sintomas de chicungunha. A doença, responsável por epidemias em 2015 e 2016, apresenta-se mais uma vez como a mais torturante das arboviroses (doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti), devido à sua característica mais marcante: as dores e os edemas nas articulações, que podem durar meses. Em comparação com os primeiros cinco meses de 2020, Pernambuco teve um aumento de 100% nas notificações de chicungunha este ano: saiu de 1.206 para 2.400 casos. No Recife, esse salto foi ainda mais expressivo: saiu, em 2020, de 171 para 468 este ano, considerando o mesmo período (incremento de 173%). Os dados estão nos boletins epidemiológicos das Secretarias de Saúde Estadual e Municipal.
>> Notificações de chicungunha têm aumento de 99% em Pernambuco; casos de zika crescem 55%
Doses da Coronavac distribuídas para municípios de Pernambuco
Mais 58,6 mil doses da vacina contra covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan e a empresa chinesa Sinovac serão distribuídas para 129 cidades de Pernambuco. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os municípios receberão as unidades da Coronavac nesta quinta-feira (20).
Durante reunião realizada com as secretarias dos 129 municípios, os representantes apontaram uma necessidade de 104.983 doses para completar o esquema vacinal da população com a segunda dose da vacina da Coronavac/Butantan. Segundo a SES-PE, a divisão das doses foi realizada pelo critério populacional e as doses irão para as Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde ficarão à disposição das secretarias de Saúde municipais.