MANIFESTAÇÃO

Grupo invade prédio do INSS no Recife em reivindicação por moradia e alimentação

Segundo a assessoria de imprensa do INSS, os manifestantes praticaram vandalismo contra o patrimônio do prédio, onde tinham servidores trabalhando

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 24/05/2021 às 12:14 | Atualizado em 24/05/2021 às 13:25
Por vídeos, é possível ver computadores, vidros, janelas, e garrafões de água quebrados pelo chão - DIVULGAÇÃO/INSS

Um grupo de integrantes do Movimento de Luta e Resistência pelo Teto (MLRT) entrou, na manhã desta segunda-feira (24), na sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Recife, localizado em Santo Amaro, área central da cidade. O protesto seria pelo direito à moradia de 250 famílias no prédio Segadas Vianna, que pertence ao INSS e fica no bairro Santo Antônio, também no Centro do Recife.

Segundo a assessoria de imprensa do INSS, os manifestantes praticaram vandalismo contra o patrimônio do prédio, além de terem "agredido servidores e terceirizados durante o tumulto". Em vídeos recebidos pela reportagem do JC, é possível ver computadores, vidros, janelas, e garrafões de água quebrados pelo chão.

Já o coordenador estadual do MLRT Giancarlo Costa explicou que a violência aconteceu dos dois lados. "Fomos tentar buscar o diálogo com o INSS em relação a um prédio abandonado há mais de 20 anos. Chegando lá, funcionários começaram a agredir verbalmente alguns companheiros. O clima ficou tenso e aconteceram alguns empurrões, socos e pontapés de ambas as partes", relatou.

Segundo o INSS, as Policias Civil, Militar e Federal foram acionadas e chegaram logo após a invasão. "A Polícia Federal está realizando perícia no local para avaliar o dano ao patrimônio público". De acordo com o instituto, a "procuradoria também foi acionada e já está com ações de reintegração de posse para a Agência Encruzilhada e o prédio Segadas Viana, bem como proteção ao prédio da Gerência Recife".

A reportagem do JC entrou em contato com a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) para confirmar as informações, e atualizará esta matéria quando tiver resposta.

Ocupação

Desde o dia 17 de maio, dezenas de famílias integrantes do Movimento de Luta e Resistência pelo Teto (MLRT) ocupam o antigo prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Recife, localizado na Rua Marquês do Recife, no bairro de Santo Antônio, no Centro da cidade.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS