RESTRIÇÕES

Covid-19: além de restrições do governo de Pernambuco, município de Pesqueira adota toque de recolher

A partir desta quarta-feira (26), medidas anunciadas pelo governo do Estado, restringindo atividades econômicas também começam a valer

Cadastrado por

Rute Arruda

Publicado em 25/05/2021 às 20:38 | Atualizado em 26/05/2021 às 16:11
Município de Pesqueira - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

A prefeitura de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, decretou um toque de recolher para tentar diminuir a circulação de pessoas e, assim, a proliferação do novo coronavírus. A restrição é válida das 20h às 5h e entrou em vigor nessa segunda-feira (24). Mesmo dia em que o governo do Estado anunciou medidas mais rígidas para tentar controlar o avanço da doença. 

De acordo com o decreto, fica "terminantemente proibido a circulação de pessoas, exceto quando necessária para acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se necessidade ou urgência". Durante o horário restrito, apenas prestadores de serviços na área da saúde, limpeza e manutenção das vidas públicas, segurança e assistência social estão autorizados a circular.

A Prefeitura de Pesqueira estabeleceu, ainda, que a locomoção das pessoas entre 20h e 5h, "quando extremamente necessária", deverá ser realizada de maneira individual.

Quem descumprir o decreto poderá ser conduzido à delegacia e, ainda, ter o veículo apreendido. "Em razão do tique de recolher, ficam terminantemente proibidas a circulação e permanência de pessoas nos parques, praças, ruas e logradouros, objetivando evitar contatos e aglomerações", determina.

Segundo o boletim epidemiológico do município desta terça-feira, foram confirmados 3.876 casos da covid-19 e 100 óbitos. Há 254 casos ativos em domicílio e 55 ativos em hospitais. 

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB), explicou que os prefeitos podem adotar medidas ainda mais restritivas do que as já determinadas pelo Governo Estadual. A partir desta quarta-feira (26), até o da 6 de junho, 65 cidades do Agreste, incluindo Pesqueira, entrarão em quarentena mais rígida por causa da aceleração do número de casos da covid-19 na região. 

Decreto do Governo é válido a partir desta quarta-feira (26) - ARTES JC

Decreto do Governo é válido a partir desta quarta-feira (26) - ARTES JC

Quarentena mais rígida no Agreste a partir de amanhã (26)

Os 65 municípios do Agreste de Pernambuco entrarão em uma quarentena mais rígida a partir desta quarta-feira (26) para tentar frear a proliferação do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara (PSB), que afirmou A medida será válida até o dia 6 de junho.

De acordo com o decreto que estabelece o funcionamento durante o período, atividades como escolas, universidades, escritórios comerciais, shoppings centers, entre outros, estarão proibidos.

"Infelizmente, precisamos de mais esse período de menor circulação de pessoas para interromper a aceleração da doença e diminuir a pressão sobre nosso sistema de saúde", disse o governador Paulo Câmara (PSB) durante o anúncio das novas medidas.

Veja como será a quarentena na região 

Feiras e igrejas

O funcionamento das feiras livres nos municípios abrangidos pelas novas regras será disciplinado por ato do respectivo(a) prefeito(a), observando as peculiaridades locais e evitando aglomerações.

Segundo o decreto que estabelece as regras ainda mais rígidas, igrejas e templos religiosos podem ficar abertos, nos finais de semana inclusive, apenas para a realização de atividades administrativas, serviços sociais e celebrações religiosas apenas de forma virtual, sem público.

Cidades em quarentena rígida

As 12 cidades da 2ª Geres: Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Surubim e Vertente do Lério.

Cidades da 5ª Geres: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhus, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha.

Cidades da 4ª Geres: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

O que está liberado em cidades da 2ª, 4ª e 5ª Geres

O funcionamento das feiras livres nos municípios abrangidos pelo decreto será disciplinado por ato do respectivo(a) Prefeito(a), observando as peculiaridades locais e evitando aglomerações.

O que está proibido em cidades da 2ª, 4ª e 5ª Geres

Movimentação tranquila no Centro de Caruaru, no Agreste de Pernambuco - RENATA ARAÚJO/TV JORNAL CARUARU


Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS