O Governo de Pernambuco divulgou o novo Plano de Convivência com a Covid-19 no Estado, que entra em vigor nesta quarta-feira (26) no Agreste pernambucano e, a partir do próximo sábado (29) no Grande Recife e Zona da Mata. A nova versão do documento (disponível abaixo), que regulamenta o funcionamento de atividades sociais e econômicas em Pernambuco, foi publicada em portaria conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sedec-PE) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) na edição do Diário Oficial desta quarta.
- Restrições ainda mais rígidas para conter covid-19 em Pernambuco entram em vigor nesta quarta (26); veja mudanças
- Decreto que estabelece restrições ainda mais rígidas em Pernambuco é publicado; veja o que pode e o que não pode
- Veja o que está liberado ou proibido nas cidades sob quarentena rígida no Agreste de Pernambuco
- Igrejas vão funcionar em Pernambuco? Veja o que diz o decreto que impõe restrições mais rígidas
O novo plano institui restrições mais rígidas em território pernambucano, exceto o Arquipélago de Fernando de Noronha, para tentar conter o avanço exponencial do novo coronavírus. Com isso, a partir desta quarta, os 53 municípios das 4ª e 5ª Gerência Regional (Geres), que têm como cidades-sede Caruaru e Garanhuns (Agreste), e mais 12 cidades da 2ª Geres, com sede em Limoeiro, entrarão em quarentena rígida também nos dias de semana. As 12 cidades da 2ª Geres que entrarão em quarentena rígida: Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Surubim e Vertente do Lério.
- Veja como fica o funcionamento dos shoppings do Grande Recife durante o período de restrições mais rígidas
- Bancada evangélica ameaça ir à Justiça para garantir abertura de igrejas em Pernambuco durante período de maiores restrições
- Alta da covid-19: em Pernambuco, secretário prevê "aquecimento das taxas de contágio" nas próximas três semanas
- Sobe para 473 o número de pacientes com sintomas de covid-19 na fila de espera por leitos em Pernambuco
Na 4ª Geres, que tem sede em Caruaru, estão incluídas 32 cidades: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.
Na 5ª Geres, que tem sede em Garanhuns, são 21 municípios que terão as restrições: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.
RMR e Zona da Mata
Na macrorregião 1, que contempla a Região Metropolitana do Recife e cidades da Zona da Mata, apenas atividades permitidas poderão funcionar nos finais de semana, a partir do próximo sábado (29). Entre elas, segundo o governo, estão padarias, supermercados, mercadinhos, postos de gasolina e farmácias. Os restaurantes só poderão disponibilizar a opção de pedidos de comida por meio de aplicativos e de delivery. Ainda segundo o Estado, o acesso às praias só será permitido durante a semana. A macrorregião 1, vale frisar, abrange todos os municípios litorâneos de Pernambuco. Durante a semana, permanece o esquema atual, com fechamento às 20h.
Já nas macrorregiões 3 e 4 (ambas no Sertão do Estado), permanece o funcionamento das atividades em geral até 20h, de segunda a sexta-feira, e até 18h nos fins de semana
Baixe o novo Plano de Convivência com a Covid-19
Clique aqui para baixar o novo Plano