Com informações do repórter Mário Oliveira, da TV Jornal
A manhã desta quinta-feira (19) foi de trânsito complicado para quem precisou passar pela Avenida Presidente Kennedy, próximo ao cruzamento com a Segunda Perimetral Norte, no bairro de Peixinhos, em Olinda. Uma cratera se formou na área. O transtorno foi causado pelo rompimento de uma tubulação da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
- Compesa tira 600 mil pessoas do reajuste na conta de água; veja se você será beneficiado
- Mergulhado em dívidas? Saiba o que fazer para sair do atoleiro e conseguir descontos na Compesa, Celpe, bancos e cartões de crédito
- PPP da Compesa faz oito anos com mais clientes pagando esgoto e promessa de universalização só em 2037
- Obra da Compesa deixa bairros do Grande Recife sem água; veja quais
De acordo com testemunhas, o acidente aconteceu na tarde dessa quarta-feira (18). Um carro que passava no momento em que tudo ocorreu quase afundou junto com o asfalto da via. Dentro dele estavam um motorista de aplicativo e um passageiro. Ninguém saiu ferido.
Aldir Gonçalves, que também é motorista de aplicativo, passou pelo local momentos depois de tudo ocorrer. Ele lembra do susto que levou ao ver a cena. "Eu me assustei, porque de longe, quando você ver um carro de lado e outro estacionado a pessoa fica sem entender: 'nossa, o que aconteceu?'. Quando chega perto e olha o carro afundado na cratera... É coisa de outro mundo", disse.
O buraco acabou interditando duas faixas nos dois sentidos da via. Em nota, a Compesa classificou o acidente como uma "fatalidade". Mas, de acordo com quem transita na avenida todos os dias, buracos gerados por problemas de rompimento de tubulações da companhia estão se tornando frequentes.
O motorista de ônibus Celso Antônio disse que o problema é comum. "Isso está acontecendo direto. Cano estourado, piso mal feito... está difícil demais. Olha só o transtorno que está sendo agora, em pleno horário de pico".
Funcionários da Compesa já iniciaram os reparos da via. A previsão é de que nesta sexta-feira (20) todo o trecho seja liberado para o trânsito.
Nota da Compesa
A Compesa conseguiu concluir ontem mesmo (18), o vazamento localizado na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, onde houve no final da tarde, o rompimento de um trecho de uma tubulação na rede de abastecimento de água. Os serviços de reaterro serão finalizados ainda nesta noite (19) e amanhã (20) será iniciada pavimentação do trecho onde ocorreu a intervenção .
A Compesa informa, ainda, que está investindo R$ 1,5 milhão na obra de substituição dessa adutora, localizada na Avenida Presidente Kennedy, por ser uma tubulação antiga e com histórico de vazamentos frequentes. A adutora tem três mil metros de extensão, de 400 mm de diâmetro, e desse total já foram substituídos 2.400 quilômetros, restando apenas 600 metros para a finalização. A iniciativa será concluída em 90 dias, e propiciará um ganho importante na otimização da performance operacional do sistema de abastecimento do bairro.