PROGRAMAS SOCIAIS

Após longas filas na sede do CadÚnico, prefeitura do Recife divulga lista com 15 locais para atualização do cadastro; confira

Além da central do Cadúnico, a cidade conta com 14 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), que atendem todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs)

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 08/11/2021 às 8:46 | Atualizado em 08/11/2021 às 15:42
Notícia
X

Com as enormes filas formadas recorrentemente na sede do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife, a prefeitura da capital pernambucana divulgou uma lista de 15 locais, mantidos pela administração municipal, que realizam atendimento relativo ao serviço.

Além da central do Cadúnico, a cidade conta com 14 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS),  que atendem todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife (lista completa abaixo).

A porta de entrada para ter acesso a qualquer programa social do Governo Federal é ser inscrito no CadÚnico. No entanto, segundo a prefeitura, a atualização no cadastro só precisa ser feita a cada dois anos. Por exemplo, se o cidadão fez a atualização cadastral ainda em 2020, ele só precisará atualizar esse cadastro em 2022.

Vale ressaltar que, se houver mudança no grupo familiar, renda ou endereço, a atualização precisa ser feita antes dos dois anos. Caso o cidadão não saiba a última vez que atualizou o Cadastro Único, ele poderá obter essa informação por meio do site meucadunico.cidadania.gov.br ou app.

Desde que o Governo Federal anunciou que o Auxílio Brasil iria substituir o Bolsa Família, houve um acréscimo na demanda relativo à inscrição e atualização do CadÚnico. No entanto, de acordo com o que já foi divulgado pelo Governo Federal, o programa Auxílio Brasil pretende dar continuidade do benefício às famílias que já eram contempladas pelo Bolsa Família.

Entretanto, ainda não há informação se a família que não recebe o benefício do Bolsa Família conseguirá ser contemplada pelo Auxílio Brasil, pois não há detalhes sobre quais critérios as novas famílias precisarão atender.

Onde atualizar o CadÚnico no Recife?

A Central do Cadastro Único, que fica na Rua do Imperador, funciona das 7h às 15h. Já o atendimento do Cadastro Único nos CRAS funciona das 8h às 16h. Todos os equipamentos funcionam de segunda a sexta-feira. 

Tags

Autor