PROGRAMAS SOCIAIS

Por mais um dia, público se aglomera em frente à sede do CadÚnico, no Centro do Recife, para receber atendimento

Muitas pessoas alegam estar esperando desde a madrugada

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 10/11/2021 às 8:18 | Atualizado em 10/11/2021 às 8:34
Notícia
X

Com informações da TV Jornal

Nesta quarta-feira (10), mais uma vez uma longa fila se forma nas calçadas da Rua do Imperador, no Centro do Recife. No local, dezenas de homens, mulheres, crianças e idosos se aglomeram com o objetivo de serem atendidos na Central de Atendimento do Cadastro Único (CadÚnico). Lá, muitas pessoas alegam estar esperando desde a madrugada.

LEIA MAIS

Após longas filas na sede do CadÚnico, prefeitura do Recife divulga lista com 15 locais para atualização do cadastro; confira

Fim do Bolsa Família: desinformação sobre novo Auxílio Brasil e calendário incerto geram temor entre os mais pobres no Recife

Na fila, o público procura mais informações sobre o Auxílio Brasil - programa anunciado pelo Governo Federal como substituto do Bolsa Família. Outros buscam a atualização do CadÚnico. Por volta das 7h, funcionários do local saíram do prédio, tiraram algumas dúvidas das pessoas e começaram a atender a população. Ainda assim, a fila do lado de fora da Central continua imensa. 

De acordo com a Prefeitura do Recife, desde o anúncio do Governo Federal sobre o programa Auxílio Brasil, houve um acréscimo na demanda relativa à inscrição e atualização do CadÚnico. “O programa pretende dar continuidade do benefício às famílias que já eram contempladas pelo Bolsa Família. Entretanto, ainda não há informação se a família que não recebe o benefício do Bolsa Família conseguirá ser contemplada pelo Auxílio Brasil, pois não há detalhes sobre quais critérios as novas famílias precisarão atender”, informou em nota.

 

Atualização do Cadastro Único

Ainda segundo a Prefeitura do Recife, a atualização do cadastro no sistema de assistencialismo do Governo só é preciso ser feita a cada dois anos. Por exemplo, se o cidadão fez a atualização cadastral ainda em 2020, ele só precisará atualizar esse cadastro em 2022. Em casos de mudanças no grupo familiar, renda ou endereço, a atualização precisa ser feita antes dos dois anos. A data da última atualização do Cadastro Único pode ser checada por meio do aplicativo ou site (meucadunico.cidadania.gov.br).

Além da Sede do CadÚnico, que funciona das 8h às 16h, a atualização pode ser feita através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro. No Recife, existem 14 centros espalhados pela cidade. Confira:

Tags

Autor