Carnaval 2022

Carnaval 2022: Recife promove 1º reunião entre capitais para tratar da possibilidade de realização da folia no País

O objetivo das reuniões a serem realizadas com as equipes técnicas das prefeituras do Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte, é construir consensos que ajudem na decisão sobre a realização ou não do Carnaval em 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 29/11/2021 às 15:41 | Atualizado em 29/11/2021 às 16:32
Notícia
X

Representantes dos governos municipais de Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte, se reúnem remotamente, nesta segunda-feira (29), para iniciar uma série de discussões sobre a possibilidade de realização do Carnaval no ano que vem. O comitê interdisciplinar foi proposto pelo prefeito da capital pernambucana, João Campos, e neste primeiro encontro virtual será apresentado um panorama geral sobre o avanços dos planos de vacinação contra a covid-19 nas cinco cidades envolvidas. 

O encontro não contará com a participação dos prefeitos que integram o comitê, mas com uma equipe técnica de cada gestão. Representando o Recife, participam o secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Matos, a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, e o secretário de Cultura, Ricardo Mello.

“A reunião não tem caráter deliberativo. Esse primeiro momento é importante para conhecer os dados gerados a partir da contenção da covid nessas cidades, que são polos importantíssimos do Carnaval. Trocaremos ideias e informações considerando a prudência como o principal indutor das decisões que serão tomadas mais adiante, independente de quais sejam elas”, explica o secretário Felipe Matos.

De acordo com o Executivo, o objetivo central dessas discussões, que são consultivas, é a troca de informações que ajudem na construção de consensos sobre a possível realização do Carnaval. Outros dois encontros deverão acontecer para aprofundar e avançar na temática.

“Recife avança na vacinação contra a covid, mas precisamos estar atentos às recomendações das autoridades sanitárias e estar preparados para atender todas as exigências que forem apontadas. O momento é de cautela e precisamos considerar todos os cenários, inclusive o cenário da possibilidade de realizar a festa. Vivemos hoje um momento de flexibilização das regras de convivência em função da vacina, mas precisamos alinhar as estratégias para evitar retroceder no plano de combate à covid”, pontua a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

No Recife, 83% da população já foi vacinada com ao menos uma dose do imunizante. A Prefeitura do Recife pretende explanar as estratégias para a vacinação da segunda dose e a dose de reforço, como o Carro da Vacina, o sistema de agendamento para vacinação através do Recife Vacina e o Passaporte Recife Vacina, que garante incentivos e descontos em estabelecimentos comerciais da cidade credenciados nesse mesmo sistema.

Apesar do cenário incerto, o comitê executivo também pretende discutir ações que possam dar suporte a cadeia produtiva que está diretamente ligada a realização das festividades de momo. Durante a reunião com os representantes das cidades polos dos carnavais do Brasil, serão pontuadas outras alternativas,  a exemplo do Auxílio Municipal Emergencial (AME) Carnaval aos grupos e profissionais da cultura cadastrados na Prefeitura, além dos incentivos fiscais como adiamento de impostos e tributos municipais.

Comissão

A Câmara Municipal do Recife aprovou, nesta segunda-feira, o requerimento de nº 12427/2021, de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), para a instalação de uma Comissão Especial que vai discutir a retomada do Carnaval e demais eventos de grande porte na capital pernambucana.

“Enquanto Poder Legislativo e representantes do povo do Recife, é de fundamental importância que participemos de toda e qualquer tomada de decisão. Nosso dever é fiscalizar, acompanhar e inclusive apontar alternativas que possam ajudar a Prefeitura do Recife nestas e outras decisões de interesse da cidade”, afirmou Marco Aurélio Filho que já adiantou está em contato com membros da Comissão Especial de Acompanhamento da Retomada dos Eventos da Câmara de Salvador e da Comissão Especial de Carnaval da Câmara do Rio de Janeiro, que por sua vez é uma das cidades do país que decidiu manter o plano de festas de Réveillon e Carnaval.

Segurança

O Governo de Pernambuco só irá tomar uma decisão a respeito do Carnaval a partir do ano que vem. Em coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (25), o secretário estadual de Saúde, André Longo, informou que não há pressa para tomar nenhuma decisão definitiva sobre as festividades carnavalescas.

"Nós vamos observar o cenário epidemiológico para a tomada de decisão. Não temos pressa para fazer isso. A gente respeita muito todo o contingente que está envolvido no Carnaval, até por isso mesmo que a gente tem que observar os cenários e observar o que está acontecendo no mundo, o que está acontecendo no Brasil para a tomada de decisão com o maior suporte científico possível", explicou. 

Questionado pelo JC, o governador Paulo Câmara declarou que ainda não há condição de externar nada oficialmente, mas que o Executivo tem acompanhado os números relacionados a covid-19. 

"A gente já viu em 2020, onde começou a pandemia, a forma que ela chegou no Brasil, por onde chegou. Isso é um ciclo que pode vir com mais força, com menos força, que a gente está avaliando. Então, é muito cedo ainda para qualquer discussão mais avançada sobre essa questão", explicou o governador. "Agora, o maior valor é a vida, a vida sempre esteve nos nossos assuntos sendo colocada. Então, isso vai ser visto e feito da forma mais transparente e científica em relação a esse tema", completou o governador.

 

 


Tags

Autor