A encantadora apresentação natalina e os mínimos detalhes da caprichosa decoração são também responsáveis pelo interesse do público em buscar a cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, para passar o Natal de 2021. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Nacional (ABIH), a "Suíça brasileira" é um dos destinos de Pernambuco mais procurados para a época e, a dois dias do feriado, apresenta cerca de 90% da previsão de ocupação das vagas em hotéis.
Estudante de nutrição, Fabiane Freitas escolheu o clima mais ameno do Agreste para passar o primeiro Natal longe da família, mas junto aos parentes do namorado. “Vamos passar o período natalino na cidade para celebrar na casa de um dos tios. As comemorações do fim de ano geralmente eram feitas na praia de Maria Farinha, em Paulista, mas este ano vai ser diferente, todo mundo se programou para passar lá”, relata a jovem.
Cerca de dez pessoas embarcam na viagem com a estudante de nutrição. Segundo ela, eles pretendem sair do Recife na tarde da véspera de Natal. “Vamos em muitas pessoas, então não dava para todo mundo ficar em uma casa, optamos pela hospedagem em hotel. Ainda vou pesquisar sobre a decoração natalina de Garanhuns, mas estou empolgada pois amo a época”, afirmou Fabiane.
O espetáculo “Magia do Natal” conta com apresentação de corais, desfile do “Bom Velhinho” e toda a atmosfera lúdica da festividade. Segundo a prefeitura da cidade, são esperadas aproximadamente 800 mil pessoas para prestigiar o evento, que dura 50 dias.
Outros destinos de Pernambuco também têm sido muito procurados. De acordo com um estudo desenvolvido pela Unidade de Pesquisa acerca da ocupação hoteleira para os últimos fins de semana do ano, dentre os destinos mais procurados no Natal estão Bezerros (87%) e Gravatá (76,33%), no Agreste; Recife (78%), Igarassu (75%), Cabo de Santo Agostinho (75%) e Ipojuca (74%), na Região Metropolitana. Além de Petrolândia (75%), no Sertão.
“Vimos uma maior procura nesta época pelos destinos do Litoral Sul de Pernambuco, Recife, Gravatá, Garanhuns, além também de cidades do interior. A procura pelos serviços hoteleiros tem sido o que estávamos esperando, está muito bom, mas não chegamos ao patamar de 2019”, declarou Eduardo Cavalcanti, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco.
A festividade que marca a passagem de um ano para o outro, o Réveillon também tem sido procurado pelos viajantes. Segundo dados apurados pela Unidade de Pesquisa, entre os destinos favoritos na época estão Igarassu (100%), o Arquipélago de Fernando de Noronha (91%) e Tamandaré (90%). A capital pernambucana aparece com 95% na preferência dos viajantes para a virada do ano, e Olinda, com 90%. Ipojuca também vai receber muita gente na última noite de 2021: a expectativa gira em torno de 85%.
Para o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, as perspectivas são bastante positivas. "Pernambuco é um dos destinos mais procurados do País para a virada do ano e, mesmo sem festas públicas, demonstra esta força. As pessoas estão vindo para as festas nos hotéis, para as festas privadas, que seguem protocolo com exigência do passaporte vacinal e permitem a diversão com segurança. Estamos caminhando para a estabilidade do nosso turismo e teremos um 2022 de crescimento, sem dúvida”, considera Novaes.