Os mercados públicos do Recife ofertarão, neste sábado (12), das 8h às 12h, diversos serviços de saúde e orientações sobre prevenção à violência contra a mulher, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na última terça-feira (8). As atividades serão realizadas nos mercados de Casa Amarela, Encruzilhada, Água Fria, Cordeiro, São José e na Feira Nova de Afogados, através de uma parceria entre a Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal da Mulher.
Entre os serviços prestados, estão a realização de teste rápido e vacinação contra a covid-19, aferição de pressão arterial, teste para detecção de tuberculose e orientações sobre prevenção à violência doméstica e sexista.
Para receber a vacina, sem agendamento prévio, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, além do comprovante de residência. Caso não possua este último, ou o certificado de domicílio eleitoral, é possível utilizar uma autodeclaração de moradia, elaborada especificamente para esta ação. O serviço será ofertado no Mercado de Água Fria e na Feira Nova de Afogados.
Além disso, equipes da Secretaria da Mulher vão realizar campanhas informativas com orientações sobre combate à violência contra a mulher e informações sobre as unidades de atendimento, como o Centro de Referência Clarice Lispector, que funciona em Santo Amaro, além dos atendimentos especializados realizados pelo Hospital da Mulher do Recife.
Confira abaixo a programação completa por mercado:
- Mercado de Casa Amarela – Teste de covid-19; teste de tuberculose; orientações sobre a saúde da mulher
- Mercado da Encruzilhada - Orientações sobre combate à violência contra mulher, com foco nas unidades de atendimento descentralizadas
- Mercado de Água Fria – Vacina contra covid-19 para 12 anos ou mais
- Mercado do Cordeiro – Teste de covid-19; aferição de pressão arterial; orientações sobre a saúde da mulher
- Mercado de São José - Orientações sobre combate à violência contra mulher, com foco nas unidades de atendimento descentralizadas