Com informações da repórter Katarina Moraes
Diante do incêndio de grandes proporções que ocorreu na tarde desta sexta-feira (6), nas palafitas à beira da Bacia do Pina, na Zona Sul do Recife, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, através de sua conta oficial no Twitter, se manifestou sobre o ocorrido e informou que as autoridades competentes já estão mobilizadas para socorrer às vítimas e prestar a devida ajuda.
"Corpo de Bombeiros e Secretaria de Desenvolvimento Social estão mobilizados para atuar, em parceria com a Prefeitura do Recife, no combate ao incêndio no Pina e na assistência às vítimas", escreveu Paulo Câmara.
Como o material atingido é de alta combustão - madeiras e plástico -, o fogo se alastrou rapidamente. Quem transita pela área, por exemplo, está encontrando bastante dificuldade. Muita fumaça já invadiu as pistas da Ponte Paulo Guerra deixando o trânsito lento.
Viaturas do Corpo de Bombeiros e também do Samu foram acionadas para atuar no incêndio. Até o momento, não há registro de vítimas.
Em nota à imprensa, o Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta das 16h15 para um incêndio em palafitas próximo a ponte do Cabanga. Inicialmente, três viaturas de combate a incêndio seguiram para a ocorrência. Em seguida, mais sete viaturas foram em apoio. No momento, segundo a corporação, são dez viaturas no local: seis de combate a incêndio, duas de resgate e duas de comando operacional.
Os Bombeiros informou que o incêndio já está controlado e as equipes trabalham combatendo os pequenos focos e no resfriamento do ambiente. Não há registro de vítimas socorridas pelas equipes dos Bombeiros.
DESABAFO
A moradora da comunidade Beco do Sururu, Joanita Maria da Costa, culpou o governo pelo atraso na entrega de unidades habitacionais que já estariam prontas mas ainda não foram entregues aos moradores da comunidade. "Ninguém saiu do lugar e agora é isso aí, a pessoa perdendo o pouco que tem", falou bastante emocionada.
NOTA DA PREFEITURA
A Prefeitura do Recife informa que as famílias afetadas pelo incêndio no Pina receberão indenização por pecúnia, no valor de R$ 1.500, além de todo o apoio necessário, como oferta de abrigo, cestas básicas e transporte para casa de familiares. Equipes da Secretaria Executiva de Defesa Civil; Secretaria Executiva de Controle Urbano; Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humano; CTTU; SAMU; Guarda Municipal; e Secretaria de Governo foram ao local para prestar o primeiro atendimento.